Educação e inclusão, o verdadeiro tesouro

Alunos da Cícero Dias são finalistas em mostra do festival de Cinema do Rio

qui, 15/09/2011 - 13:32 Atualizado em: sab, 22/10/2011 - 15:30
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Cristiane e Guthemberg revelam a vontade de seguir o caminho começado na escola Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

“É um mistério essa coisa de criação” (Cícero Dias).  Esta é a frase  que se encontra estampada na parede do Núcleo de Mídia e Educação da Escola Técnica Cícero Dias, em Boa Viagem. Frase que reflete nitidamente os alunos e o ambiente ligeiramente familiar para quem está ali de passagem, apenas observando. Mas a criatividade não se faz presente apenas nas paredes coloridas ou estrutura da escola, está presente em todos os trabalhos desenvolvidos lá, principalmente nas mídias digitais produzidas  pelos  próprios alunos, orgulho da instituição.

Um olhar tímido e um sorriso. Foi assim que os alunos do 3º ano, Cristiane Nunes e Guthemberg Felipe, nos receberam. Aos poucos, a timidez foi dando espaço à vontade de falar e ao orgulho em explicar, como a animação em vídeo produzida por eles, chegou a finalista da Mostra Geração, do Festival de Cinema do Rio de Janeiro deste ano. A animação com menos de dois minutos se chama “O Verdadeiro Tesouro” fala da importância da natureza, e como a ganância do homem pode levar à destruição do planeta.

“Os professores passaram filmes de video-arte. Por isso, no curta deixamos um ar de subjetividade. Cada um pode fazer a sua interpretação”, afirma Guthemberg. Para Cristiane, ser finalista do festival é uma forma de aprimorar seus conhecimentos e abrir portas para futuros trabalhos. “Participar de um festival desse porte é sempre bom. É uma oportunidade para aprender, inclusive com outros trabalhos que vão ser expostos. Além de uma porta de entrada para o nosso futuro.”

Sempre se olhando e falando quase que simultaneamente, os meninos revelam a vontade de seguir o caminho começado na escola. “Vamos prestar vestibular este ano. E nós dois escolhemos o curso de  Design.”

Segundo Erick Garcia, ex- aluno e atual Coordenador do Núcleo de Mídia e Educação da escola, os alunos fazem todo o processo sozinhos, colocam em prática tudo que aprendem no curso técnico de arte e multímidia desenvolvido na escola. “Nós apenas supervisionamos, deixamos os alunos informados sobre os festivais, ajudamos com as inscrições. Mas toda a produção é feita por eles.”

Em meio à pose para as fotos, e respostas para as últimas perguntas, começam aparecer o brilho no olhar, a desenvoltura. Cristiane e Guthemberg já não, são apenas simples alunos do ensino médio. São privilegiados por terem uma educação de qualidade e um futuro brinlhante pela frente, o verdadeiro tesouro para os dias de hoje.

A Escola Técnica Cícero Dias é uma parceria do Governo Estadual  com  NAVE - Núcleo Avançado em Educação, do Instituto Oi Futuro. Hoje é referência e modelo de ensino em todo Brasil, oferecendo aos alunos estrutura de qualidade e investindo na verdadeira inclusão digital.  A escola é pioneira neste tipo de produção, sendo pela quarta vez consecutiva finalista do Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

Mostra Geração - É o segmento infanto-juvenil do Festival de Cinema do Rio de Janeiro que acontece dos dias 06 a 18 de outubro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. Jovens de todo Brasil, com até 18 anos de idade, inscreveram seus vídeos, foram selecionados  e agora esperam  exibição deles nas telonas do Festival.

COMENTÁRIOS dos leitores