Universo lúdico apresentado para alunos especiais

Apresentações baseadas em histórias incentivam atenção e criatividade

seg, 26/09/2011 - 19:04
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Estudantes aprenderam e se entusiasmaram com o mundo da literatura infantil Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Um mergulho no universo lúdico da literatura infantil. Esta foi a principal programação dos alunos da Escola Especial Ulisses Pernambuco, nesta tarde de segunda-feira (26), durante o 4º dia da VIII Bienal do Livro, no Centro de Convenções, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. Reunidos no estande montado pela Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, os mais de 10 estudantes especiais presentes aprenderam e se entusiasmaram com o mundo da literatura infantil. 

Sob os olhares atentos, eles assistiram à apresentação de duas bordadeiras de histórias sobre o livro “Sou fada? Sou bruxa?”, da escritora Gisélia Curvelo. O livro, publicado em 2008, traz o eterno conflito entre o Bem e o Mal. Após assistir à apresentação, atentamente, o estudante autista Durval José de Arruda Barros, de 27 anos, em meio ao seu “mundinho” tinha uma certeza. “Gostei muito”, falou, em pouquíssimas palavras, o jovem que, segundo a sua mãe, tem um dom fantástico apesar das limitações. “Ele sabe ler e escrever. Só não codifica”, detalhou a matriarca acrescentando ainda que o filho gosta muito de fatos jornalísticos. “Ele adora assistir a jornais e ler revistas”, disse. Outro estudante que também adorou a tarde descontraída foi o jovem Gabriel Bartolomeu da Conceição, de 17 anos. 

Para Rita de Cássia, professora da escola, a aula diferente foi bastante importante para os alunos. “Esse momento é muito importante, porque quando você trabalha a história de forma lúdica você incentiva a atenção e criatividades desses jovens”, explicou a professora acrescentando que o trabalho lúdico já vem sendo desenvolvido no Ulisses. “Na escola, trabalhamos esse aspecto através dos filmes. Por meio deles, os estudantes interpretam e depois fazem desenhos para fixar a história”.

Nesta terça-feira (27), o estande, juntamente com tantos outros da Bienal, volta a ser palco de mais apresentações lúdicas. Desta vez, a escritora que aporta no espaço é Lúcia Costa Carvalho. Às 10h30, a autora participará de uma conversa aberta com o público. Já à tarde, o espaço será dedicado para a contação de história do livro “Cigarras e formigas”, de Lúcia. Este momento acontecerá em dois horários. O primeiro será por volta das 11h30, e o segundo às 15h30. 

COMENTÁRIOS dos leitores