Programa Paulo Freire inicia inscrições
O cadastro começa nesta quinta-feira (20) e vai até 20 de dezembro
O Programa Paulo Freire começa a cadastrar os municípios de Pernambuco a partir desta quinta-feira (20). A iniciativa é da Secretaria de Educação de Pernambuco, para diminuir o alto índice de analfabetismo do Estado. Os municípios que desejem participar devem fazer o download do termo de adesão que se encontra no site da secretaria. O documento, assinado pelo prefeito, deve ser enviado através dos correios, direcionado a coordenação do programa. A primeira fase para cadastros segue até o dia 20 de dezembro.
Depois do cadastro, a próxima etapa será indicar um servidor municipal para atuar como coordenador local. Ele ficará responsável por analisar e identificar os locais com maior índice de analfabetismo, indicar um local para realização das aulas e organizar as inscrições dos estudantes. O Governo do Estado de Pernambuco deverá ficar encarregado pela formação do coordenador e professores, merenda para os alunos, distribuição do material escolar, pedagógico e de apoio literário, suporte técnico do programa e gerenciamento do pagamento da bolsa dos alfabetizadores, que deve ser feita pelo Ministério da Educação (MEC).
Programa Paulo Freire – O programa da Secretaria de Educação de Pernambuco faz parte da ação Pernambuco Escolarizado. O projeto visa fortalecer a alfabetização enquanto política pública de acesso a educação da população de jovens e adultos maiores de 15 anos que não tiveram oportunidade de freqüentar uma escola. A iniciativa engloba todo território pernambucano, e atende 164 municípios que apresentam maior índice de analfabetismo.