MPF do Ceará pretende pedir anulação do Enem 2011

por Dulce Mesquita qua, 26/10/2011 - 12:26

Desde essa terça-feira (25), denúncias de vazamento de questões da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm causado apreensão entre os estudantes. Alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, postaram fotos em redes sociais de um caderno de simulados para o Enem, que teria sido distribuído pela instituição, que contém questões idênticas às que caíram no exame realizado no último final de semana.

Nesta manhã, o Ministério Público Federal do Ceará informou através de nota à imprensa que irá encaminhar recomendações ao Ministério da Educação, para que o Enem 2011 seja anulado em todo o Brasil. Segundo o procurador Oscar Costa Filho, se for necessário, ele entrará na Justiça para garantir que o exame seja cancelado. De acordo com o MPF, as questões idênticas são as seguintes (todas relativas à prova amarela): no primeiro dia (questões 87, 46, 50, 74, 57, 34, 33, 32) e no segundo dia (questões 113, 180, 141, 173 e 154).


O Ministério da Educação admitiu a semelhança das questões e acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Cogita-se a possibilidade de apenas os 639 estudantes do colégio de Fortaleza terem que refazer a prova.

A direção do colégio também está apurando o caso, para certificar-se se o material foi mesmo impresso no colégio, já que a apostila não possui nenhuma logomarca de identificação. De toda forma, o diretor da instituição Davi Rocha, informou que os simulados são organizados através de um banco de dados de uma rede de colaborados.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores