Professora de História comenta as questões do SSA2-UPE
Professora de história do BJ Colégio e Curso, Sílvia Meira, comenta a prova de história da UPE.
A prova de História do Segundo Ano do Ensino Médio caracterizou-se por apresentar um número maior de questões de História Geral (sete questões) em detrimento à História do Brasil (três questões). Diante da amplitude do programa da disciplina e o limitado número total de questões da prova, esperava-se uma escolha dos conteúdos mais relevantes com o intuito de aferir o conhecimento, por parte do estudante, dos processos históricos.
Questão 21, sobre a Consciência Ecológica e a necessidade de preservação ambiental, destoando das orientações contidas no programa divulgado pela instituição. O candidato, através de conhecimentos gerais sobre o tema, consegue atingir às respostas requeridas.
Questão 22, questão sobre o pensamento Iluminista e sua importância no processo de crise do Antigo Regime europeu. O candidato deveria dominar os princípios básicos defendidos pelo pensamento de Rousseau, Voltaire, Diderot, D’Alambert e Montesquieu. A questão não apresentou um grau de dificuldade elevado para os estudantes.
Questão 23, sobre as práticas mercantilistas aplicadas ao sistema colonial. O aluno precisava dominar o conhecimento das características fundamentais que movimentaram a economia e política das monarquias nacionais dos século XV ao XVII.
Questão 24, versa sobre o Romantismo – escola artístico-literária predominante no final do século XVIII e início do XIX – e seus principais representantes. Vale frisar que a referida questão exigia do aluno uma memorização de personalidades e obras, quando o foco poderia ter sido a abordagem das características que inserem o Romantismo em um processo histórico.
Na Questão 25, vemos o processo histórico da urbanização e do crescimento das grandes metrópoles contemporâneas e problemas sociais decorrentes desta realidade. A proximidade deste tema com a Revolução Industrial e suas conseqüências possibilitou ao aluno uma maior clareza na solução da questão.
Nas questões 26, 27 e 28, trouxeram à prova a História do Brasil dos últimos anos da Colônia à crise da monarquia. Como linha condutora, vemos a formação da estrutura política do Brasil com seus principais temas: o descontentamento dos diversos setores sociais, a formação dos quadros políticos das elites no período regencial e a crise na monarquia brasileira durante o segundo reinado.
As questões 29 e 30 sobre o ideário anarquista e as práticas de migrações, respectivamente, fogem das expectativas em relação ao concurso. A questão 30, por exemplo, seria mais coerente se aplicada à prova de geografia, ainda que sejam necessárias questões interdisciplinares.