Astronauta brasileiro participa do First Lego League

O evento é um dos mais importantes torneios de robótica do mundo

por Thalyne Barros sab, 10/12/2011 - 14:41
Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens O astronauta Marcos pontes ministrando palestra sobre a importância da educação Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens

O astronauta brasileiro Marcos Pontes participou, neste sábado (10), do 1° dia de competição da etapa regional do First Lego League. Marcos Pontes foi o convidado para dar uma palestra sobre a importância da educação, para gestores educacionais de Pernambuco.

Em entrevista exclusiva ao Portal LeiaJá, o 1° astronauta brasileiro a ir ao espaço diz que uma competição como esta incentiva os jovens a conhecerem ainda mais a ciência e a tecnologia, e também incentiva o trabalho em grupo. Sobre a educação no Brasil, ele afirmou que esta é  essencial, mas que a situação no pais é complicada. Disse ainda que o Brasil precisa de um sistema mais homogêneo de educação, que alcance todos os cantos país, sem diferenças.

Confira a entrevista:

LeiaJá - Qual a importância de uma competição como esta para os jovens?
Marcos Pontes- uma competição como esta incentiva os jovens a conhecerem ainda mais a ciência e a tecnologia, e também incentiva o trabalho em grupo. Eles também aprendem a lidar com as emoções fortes, alegria e tristeza, pois competindo eles aprendem a saber perder e a saber ganhar.

 

LeiaJá -   Além de astronauta, você também é professor. Como prefere ser chamado: Professor Marcos Pontes ou astronauta Marcos Pontes?
Marcos Pontes Pra mim, a carreira de professor é a mais importante que existe. Não existe nehuma outra profissão senão existir um professor para ensiná-la. Prefiro, então, ser chamado de professor Marcos Pontes.

LeiaJá -Hoje você também ministra palestras. Como a sua experiência de ter ido ao espaço pode ajudar ou motivar alguém.
Marcos Pontes- Apesar das muitas atividades ainda arrumo um tempinho para dar palestras, que vão desde as motivacionais até as mais técnicas, a maior parte de engenharia. A minha ida ao espaço serve para mostar que nós podemos conseguir o que queremos. Eu nasci em Bauru, numa vila muito pobre e algumas pessoas diziam que eu não iria sair dali, mas eu resolvir estudar e correr atrás. Hoje, através das minhas paletras, conto um pouco da minha trajetória de vida. Além de ajudar, quero inspirar muito a quem tem o mesmo sonho que eu.

LeiaJá - Você pode nos citar algumas dessas palestras?
Marcos Pontes-
Claro que sim. As palestras que mais ministro são: curso de desenvolvimento pessoal, liderança para alta performance e empreendedorismo para jovens líderes. E algumas de engenharias também: sistemas Aeronáuticos, sistemas Espaciais, aerodinâmica e gerenciamento de Projetos.

LeiaJá- Muitas crianças sonham em ser astronauta. Este também era o seu sonho quando criança?
Marcos pontes- Ser astronauta não era o meu sonho, eu queria ser piloto, queria estar no ar, mas não no espaço. Meu tio era da força aérea e me ajudou a descobrir como poderia  ser um astronauta e assim começou a surgir, aos poucos, o desejo de me tornar um.