Sisu: candidatos já podem fazer as inscrições

São oferecidas 108 mil vagas em universidades públicas

por Nathan Santos sab, 07/01/2012 - 09:58
Divulgação

Neste sábado iniciaram as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem concorrer para uma das 108 mil vagas em universidades públicas que serão disponibilizadas através do Sisu. A distribuição das vagas será feita em 3.327 graduações de universidades federais e estaduais, assim como institutos federais de educação profissional.

Dentre as oportunidades, os cursos de bacharelado possuem o maior número de vagas oferecidas (64 mil). No curso de direito, por exemplo, existem 2.487, em medicina são 1.443 e 3.958 para o curso de administração. Os estudantes também podem optar por áreas menos disputadas nos vestibulares tradicionais, como astronomia, ciências ambientais, mineração e produção cultural.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de janeiro de 2012, através do endereço eletrônico do Sisu. No ato da inscrição, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Todos os dias, o sistema divulgará a nota de corte preliminar de cada curso, baseado na todo do Enem que almejam as oportunidades. Sendo assim, o candidato poderá mudar de opção de graduação, caso ache que tem mais chance em outros cursos.

No total, participam da oferta do Sisu para o primeiro semestre 2012, 95 instituições públicas de ensino superior. Destas, são 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências e Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Sudeste e Nordeste, que oferecem respectivamente 33,09% e 34,66% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte, 12,88% no Centro-Oeste e 14,5% no Sul.

No dia 15 de janeiro será divulgado o resultado da primeira chamada. Os estudantes selecionados deverão comparecer nas instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para que possam efetuar as matrículas. Quem for selecionado para a primeira opção de curso será retirado automaticamente do sistema e se não fizer a matrícula perderá a vaga. Os participantes que forem aprovados para a segunda opção ou não alcançarem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos, poderão concorrer as chamadas subseqüentes.

A previsão para a segunda chamada é para o dia 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31 do mesmo mês. Se por acaso ainda houver vagas disponíveis, o sistema criará uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes. O participante que deseja ser inserido nessa lista deverá solicitar a inclusão entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro.

Clique AQUI, faça a sua inscrição e concorra a uma das oportunidades.  

COMENTÁRIOS dos leitores