Estado inicia pré-matrículas do Pronatec

Classificação dos estudantes será por odem de comparecimento às unidades

por Dulce Mesquita ter, 28/02/2012 - 16:45
Mario Castelo/CNI

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, abriu o período de inscrições do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, serão disponibilizadas 4.132 vagas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão).

Podem se inscrever jovens e adultos que estejam cursando, em 2012, o 2º ou 3º ano do ensino médio em todas as modalidades e do Projeto Travessia, da rede pública de educação ou bolsistas integrais da rede privada. As inscrições poderão ser feitas até o dia 9 de março, nas próprias unidades de ensino. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada na unidade onde será realizado o curso. A segunda chamada ocorre de 12 a 16 de março. A terceira chamada será realizada entre os dias 19 e 23 de março.

As vagas são para os seguintes cursos: enfermagem, segurança do trabalho, logística, eletromecânica, eletrotécnica, produção de moda, manutenção automotiva, vestuário, contabilidade, informática, automação industrial, eletrônica, manutenção e suporte de informática, zootecnia, química, têxtil, estética, alimentos, administração, refrigeração e climatização, guia de turismo, secretariado, agrimensura, agroindústria, fruticultura, edificações, redes de computadores, telecomunicações, design de interiores, rádio e TV, secretariado, serviços de restaurante e bar, podologia, logística e meio ambiente.

As aulas serão realizadas em 16 municípios: Altinho, Cabo de Santo Agostinho, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Ouricuri, Paulista, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.

Para efetivar a matrícula, o estudante deve entregar a declaração de matrícula no 2º ou 3º ano do ensino médio (em 2012), duas fotos 3x4 (com nome do aluno e do curso no verso), laudo médico (para pessoas com deficiência, quando necessário) e cópia da certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF e histórico escolar do ensino fundamental.

Mais informações no edital abaixo.

COMENTÁRIOS dos leitores