SE e Lego Zoom querem expansão da robótica em PE

Reunião entre representantes das duas instituições ocorreu nesta sexta-feira (25) para que o assunto fosse discutido

por Nathan Santos sex, 25/05/2012 - 18:38
Juliano Mota/SE

Democratizar o uso da robótica em Pernambuco. Essa é a intenção da parceria entre a Secretaria de Educação de Pernambuco (SE) e a empresa Lego Zoom. Na manhã desta sexta-feira (25), o secretário de educação do Estado, Anderson Gomes, o presidente da Lego Zoom, Marcos Wesley, além de representantes das duas instituições, se reuniram na sede da secretaria, no bairro da Várzea, no Recife, na intenção de ampliar as atividades com robótica nas escolas atuais, inserindo a área como parte do currículo de matemática e física, já a partir do segundo semestre deste ano.

Segundo informações da SE, a ideia é contemplar também organizações não governamentais (ONGs) e entidades sociais para o desenvolvimento de um programa de inclusão tecnológica e iniciação científica para jovens em situação de vulnerabilidade social. O presidente da Lego Zoom falou sobre a importância da robótica estar inserida cada vez mais nas escolas e do espaço que o Estado vem dando a tecnologia com educação. “Percebemos a liderança de Pernambuco nessa iniciativa, de levar a tecnologia para a educação. Acreditamos que só o governo pode dar escala e capilaridade ao projeto, fazer com que ele chegue, de fato, às pessoas”, afirmou Marcos Wesley. “Cada uma dessas entidades vai receber cerca de 20 mil peças de Lego, além de kits de robótica”, contou.

Apesar da vontade de que o projeto seja executado, o secretário de educação disse que isso deve ser planejado a longo-prazo. Anderson Gomes também destacou a importância do projeto para a educação do Estado. “Já temos uma parceria exitosa, com 3.500 kits de robótica distribuídos nas escolas. Levar para as comunidades é uma forma de garantir que a experiência dos alunos seja passada adiante, ampliada, democratizada”, relatou o secretário.

Robótica – Trata-se de uma área da informática que trabalha e desenvolve robôs, que podem ser construídos com vários objetos. Nas aulas, os alunos se envolvem com o aprendizado de assuntos ligados a computação, física, matemática, entre outros.

COMENTÁRIOS dos leitores