Inscrições para o Progepe encerram no dia 20

O programa é pré-requisito aos interessados nos cargos de diretor e diretor adjunto

por Lidiane Dias qua, 13/06/2012 - 12:53

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação (SE), oferece aos professores da rede estadual o curso de aperfeiçoamento, bem como a especialização ou mestrado em gestão escolar. A medida integra o Programa de Formação Continuada de Gestor Escolar. As inscrições estarão abertas até 20 de junho, no site da secretaria. 



A formação é pré-requisito para participar do processo seletivo para diretor e diretor adjunto das escolas da rede estadual. O objetivo é fazer com que o exercício da função atenda as demandas e competências específicas necessárias. De forma pioneira, Pernambuco estabelece novos critérios e procedimentos para a seleção, que incluem o curso de aperfeiçoamento, bem como a consulta junto à comunidade escolar e a formação de especialização ou mestrado para os diretores escolares eleitos.



O professor interessado deverá se inscrever no site e participar, presencialmente, do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional, ministrado dentro do Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais de Pernambuco (Progepe).



Progepe



O programa se constitui de um processo com três etapas. A primeira é a seletiva, que compreende um curso de qualificação de 180 horas para todos os candidatos, seguido de uma avaliação em conhecimento de gestão escolar.



Após a aprovação nessa etapa, os professores estarão aptos a continuar na disputa, que segue com a etapa consultiva. “Reconhecemos a relevância da participação da comunidade escolar nesse processo. Por isso, faremos uma votação para gerar uma lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado. Ele irá fazer a nomeação e a posse dos escolhidos”, explicou o secretário de Educação, Anderson Gomes.



Aqueles que forem escolhidos pelo governador, deverão se matricular no curso de especialização ou mestrado, que é a terceira e última fase do processo. Nesta etapa, a formação será em gestão escolar, avaliação e valores humanos em educação. Esses módulos visam dotar os candidatos de características inerentes ao cargo, como liderança, coordenação, orientação, monitoramento e acompanhamento e avaliação da escola, sua cultura e seus processos educacionais.



O Progepe é pioneiro no Brasil e será oferecido entre a Secretaria de Educação e a Universidade de Pernambuco (UPE). “A formação é fundamental para capacitar o gestor escolar em temas imprescindíveis para sua função, como valores humanos, sustentabilidade, gestão democrática, entre outros.



O conteúdo da formação, que também oferecerá vagas para técnicos escolares (no Programa de Formação Continuada de Técnicos Educacionais de Pernambuco – Protepe) abordará os seguintes temas: gestão com foco na educação em valores humanos, cultura da paz e sustentabilidade; educação de qualidade; gestão democrática, instrumento de gestão e diálogos com a comunidade; políticas públicas: conhecimento e aplicação; e projeto pedagógico.



Requisitos



Para participar da seleção, o professor precisa ser integrante da carreira do Magistério Público Estadual, com cinco anos de experiência comprovada no Sistema de Ensino Público ou em Instituição de Ensino Particular; ter cumprido os três anos de estágio probatório; possuir formação para o magistério, com licenciatura plena em qualquer área de atuação da Educação Básica; estar em exercício, prioritariamente, na escola para a qual pretende candidatar-se; não ter sofrido sanção em virtude de processo administrativo disciplinar nos três últimos anos anteriores a data do pleito; não ter condenação em processo criminal, cuja sentença tenha sido transitada em julgado; estar adimplente com as prestações de contas relacionadas com os recursos financeiros repassados pela Secretaria Estadual de Educação e pelo MEC/FNDE; e participar do processo formativo, seletivo e consultivo.

COMENTÁRIOS dos leitores