Alunos transformam sucata em brinquedos

Iniciativa acontece em escolas fluminenses

por Lidiane Dias sex, 22/06/2012 - 11:21
Arquivo da professora Cristiane Rocha A construção de brinquedos é o elemento de motivação para a reciclagem Arquivo da professora Cristiane Rocha

Na sala de aula, o assunto surge durante conversa informal com os alunos. Por meio de fotos e figuras, a professora Cristiane Rocha mostra às crianças o que é possível fazer com o lixo. Como trabalha com educação infantil, ela usa a construção de brinquedos como elemento de motivação. “Peço aos alunos que tragam tudo o que eles acham que pode ser reutilizado e monto oficinas na sala de aula”, explica. “A cada dia, confeccionamos um brinquedo diferente”

A professora adota a mesma estratégia para a confecção de presentes para datas comemorativas, como os dias das mães e dos pais. A atividade tem início com um bilhete aos pais para informar o objetivo do trabalho e pedir a doação do material de sucata necessário para a montagem de brinquedos e outros objetos. O que sobra é doado a catadores de material reciclado.

O reaproveitamento de materiais sempre foi tema de interesse para a professora. Há dez anos no magistério, ela leciona na Escola Municipal Deputado Pedro Fernandes, no Rio de Janeiro, e na Escola Municipal de Educação Infantil Ambaí, no município fluminense de Nova Iguaçu.

O trabalho com reciclagem na escola sempre começa com a turma da professora Cristiane, mas aos poucos vai envolvendo os demais colegas. Durante as atividades, os alunos dão sugestões. “No início, tanto as crianças quantos os pais ficaram desconfiados com o pedido, mas acabam surpresos com o produto final”, garante Cristiane. 

Blog

Na escola Ambaí, a professora já promoveu exposições dos produtos e oficinas para os pais. Ela mantém um blog, desde 2008, no qual reúne atividades que criou ou que aproveitou após pesquisas em livros, revistas ou internet.

Criado inicialmente apenas como trabalho de faculdade, o espaço, Educação Infantil Criativa, acabou ganhado importância maior. “Hoje, o objetivo principal é mostrar um pouco da minha prática pedagógica e trocar ideias com outros professores”, diz Cristiane. 

COMENTÁRIOS dos leitores