Congresso debate educação superior particular

O encontro traçou caminhos alternativos para vencer dificuldades que a educação no Brasil enfrenta

por Lidiane Dias seg, 25/06/2012 - 17:26
Divulgação Evento foi realizado pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular Divulgação

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular realizou, de 14 a 16 de junho, em Natal (RN), o “V Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular: Desafios do Ensino Superior no Brasil”. O encontro trouxe novas luzes sobre caminhos alternativos a seguir para que as dificuldades que a educação no Brasil enfrenta sejam superadas e o país prossiga com mais vigor na sua trajetória de inclusão social e de desenvolvimento com sustentabilidade. 

Dentre os assuntos abordados nos debates estiveram a busca de novos patamares de qualidade e de excelência na transmissão do conhecimento, na melhor profissionalização do cidadão e no apoio à sua realização pessoal. Constatou-se que para que o setor particular de ensino superior continue no caminho certo para apoiar a melhoria no nível educacional do país, é fundamental que se continue o desenvolvimento de ações contando com a união entre todos, sejam professores, funcionários, reitores ou mantenedores. 

Nesse contexto, o congresso encerrou-se com a decisão de transformar seus resultados na denominada Carta de Natal. No documento, os participantes, considerando as reflexões, debates e conclusões, expressam compromissos e expectativas.

Acompanhe o texto da Carta de Natal:

1 - necessidade da realização de um estudo com cenários alternativos sobre o ensino superior no Brasil de hoje até 2020 e as respectivas providências em termos de políticas públicas para que se alcance a expansão das matrículas com ensino de qualidade em níveis compatíveis com as aspirações do povo brasileiro e com justiça social; 

2 - desenvolvimento de um trabalho intenso para que o país possa ter os profissionais com nível de formação compatível com a demanda do mercado de trabalho, em especial na área das ciências, tecnologias e engenharias; 

3 - apoiar a formação dos estudantes do ensino médio mediante ações e atividades que os ajudem a superar obstáculos tais como dificuldades na adaptação ao ensino, no aprendizado da matemática e do português e a evasão precoce; 

4 - contribuir de maneira decisiva para o aperfeiçoamento do atual modelo de avaliação do ensino superior; 

5 - diligenciar para estabelecer alternativas de parcerias com entidades educacionais do exterior buscando alcançar melhores níveis de excelência no contexto do ensino de graduação e pós-graduação; 

6 - apoiar e colaborar com medidas governamentais que envolvam a utilização dos mecanismos do ProUni e do Fies tendo em vista promover a inclusão maciça de jovens das classes C, D e E no ensino superior; 

7 - estimular a implantação de novas alternativas na estrutura curricular no nível de graduação que levem ao aperfeiçoamento do ensino na direção da formação interdisciplinar, multiprofissional e profissionalizante; 

8 - intensificar a utilização de modernas ferramentas de natureza tecnológica que impactam no processo de ensino-aprendizagem; 

9 - atuar de forma intensa para que o país alcance a meta de 10 milhões de alunos no nível de graduação o mais rapidamente possível. 

E para que estes compromissos possam ter êxito, todos os esforços deverão ser desenvolvidos pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular junto aos seus associados e junto à sociedade brasileira em geral. 

Foi aprovada pelos participantes a continuidade das atividades do grupo de acompanhamento da execução das propostas contidas na presente carta. 

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