Curso técnico em agroecologia com inscrições abertas
Estão disponíveis mais de 200 vagas
O Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos candidatos ao curso técnico de nível médio em agroecologia, que permeia ações tecnológicas de recursos naturais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 do próximo mês, no endereço eletrônico do Serta, e podem participar da seleção os estudantes que estão finalizando o terceiro ano do ensino médio ou que já o terminaram. A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SE) também está apoiando a realização do processo seletivo. De acordo com a SE, estão disponíveis 200 vagas.
Os candidatos do Agreste Setentrional e Central, Zona da Mata e Região Metropolitana participarão da seleção na cidade de Glória do Goitá, no dia 27 de agosto. Os participantes do Sertão e do Agreste Meridional de Pernambuco terão triagens realizadas no campus de Ibimirim, no dia 31, também de agosto. A seleção terá redação e entrevista com os candidatos.
A divulgação do resultado será feita no dia 4 de setembro, na página virtual do Setra. Segundo a SE, a matrícula para os estudantes do campus Ibimirim será realizada do dia 9 a 14 de setembro, dentro da primeira semana de aula. Para os estudantes de Glória do Goitá, a matrícula ocorrerá do dia 16 a 20 também de setembro.
No momento da matrícula, os aprovados deverão apresentar certidão de conclusão ou histórico escolar, cópia do CPF com apresentação do original, cópia do RG com apresentação do original, cópia de certidão de nascimento ou casamento, cópia de título de eleitor, comprovante de residência e duas fotos 3x4. A SE alerta que os estudantes selecionados que desempenham atividades profissionais deverão apresentar uma declaração de autorização para a sua participação nas atividades presenciais do curso em regime de imersão, devendo corresponder a uma semana por mês durante 18 meses, de setembro de 2012 a fevereiro de 2014.
A qualificação
De acordo com a secretaria, o curso tem o objetivo de profissionalizar o estudante para se tornar empreendedor em ações agrícolas, agropecuárias, ambientais, de agregação de valor, logística, comercialização de produto, gestão de negócios, confecção de tecnologias de baixo custo para o manejo integrado da propriedade, com conhecimento da legislação e das políticas públicas para a agricultura familiar, assistência técnica e extensão rural.
A carga horária do curso será de 1,4 mil horas por aula. Dessas, 792 horas presenciais, 408 no tempo comunidade, correspondendo a 18 meses de aula e 200 horas de estágio curricular sob supervisão.