Preparação para questões de história do Enem

Portal LeiaJá inicia nesta segunda-feira (13) uma série de reportagens em que professores comentam questões das últimas provas do exame

por Nathan Santos dom, 12/08/2012 - 11:52
Nathan Santos/LeiaJáImagens Alunos e professor discutem os quesitos Nathan Santos/LeiaJáImagens

Haja preparação para os “feras” que querem se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Através do exame, os estudantes podem ingressar em importantes instituições de ensino superior brasileiras, bem como conseguem medir como anda o nível de conhecimento deles. O Portal LeiaJá, pensando nessa “maratona de estudos”, inicia nesta segunda-feira (13) uma série de reportagens com professores que comentam algumas questões das duas últimas provas do Enem. A primeira disciplina da série é história, que é trabalhada na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

O professor Albino Dantas é quem comenta os quesitos. Em uma conversa descontraída com os estudantes Alane Costa e Marcelo Aragão, ambos do segundo ano do ensino médio, o professor esclarece as dúvidas dos internautas.

Na prova azul do ano de 2010, o professor explica que houve uma boa distribuição de assuntos, trabalhando a história política, a partir do século 19. “A parte colonial fica um pouco a desejar, em relação aos portugueses e indígenas, pois as perguntas são muito objetivas”, comenta o educador. De acordo com ele, essa linda de abordagem se manteve no Enem de 2011 e deve se manter também para este ano.

Veja abaixo uma das questões:

Questão 21 – Enem 2010 (prova azul)

Neste quesito, que você pode consultar observando a prova, há uma abordagem sobre patrimônio histórico, que de acordo com Dantas, não era um tema discutido com frequência. A questão discute as ruínas do povoado de Canudos, na Bahia, em que as ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural matéria. A pergunta gira em torno do motivo desse reconhecimento.

Sobre a “letra A”, o professor diz que é aceitável, por se tratar objetos arqueológicos e paisagísticos. Na opção “B”, Dantas explica que no período não existia nada referente à museus e arquivos bibliográficos, e na “C”, também não existe relação das ruínas com núcleos urbanos e etnográficos. No que diz respeito à “D”, o professor argumenta que não é possível identificar práticas e representações sociais nas ruínas do povoado. E, na “E”, a expressão “sociedade extinta” já deixa a opção errada, uma vez que aquele povoado fazia parte do Brasil.

E de fato a opção “A” é a correta. “Alunos que não viram o assunto e têm um bom senso comum, poderiam responder esta questão tranquilamente”, fala Dantas, pois, objetos arqueológicos e paisagísticos são comuns patrimônios históricos.

Alane aprovou a explicação do professor e destaca que essa conversa é importante na preparação. “Eu sou muito de resolver questões e esta prática me ajuda bastante na preparação”, comenta. Já Marcelo não atenta tanto para as resoluções e usa outro método. “Eu lei muito sobre assuntos curiosos e do cotidiano, além de assistira as aulas”, diz o jovem.

Continuando com as explicaçõs do professor, confira abaixo dois vídeos com mais comentários de questões das provas de 2010 e 2011, nas cores azul e amarelo, respectivamente. Veja AQUI a prova de 2010. Clicando AQUI você confere a de 2011.      

Assista o comentário da prova:

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