Ida e volta: insegurança nos transportes escolares

Condutores e familiares alegam assaltos a transportes escolares

por sex, 17/08/2012 - 12:25

Por Diogo de Oliveira

Os condutores de transportes escolares que trabalham na região do Imbuí, em Salvador, farão um protesto neste sábado (18) contra os assaltos a vans que acontecem na região. São 900 veículos desse tipo cadastrados na Prefeitura Municipal de Salvador que sofrem duplamente com a insegurança. Apenas nos últimos seis meses foram registradas oito ocorrências na Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV).

De acordo com o presidente da Cooperativa de Transporte Escolar, Turismo e Locação da Bahia, Pedro Luiz de Oliveira, “o poder público precisa dar uma resposta imediata a isso, não só para o transporte, mas para a sociedade. De junho pra cá, o número de roubos aumentou muito. Estamos com medo”. Segundo Nilton Borba, titular da DRFRV, “roubo van acontece numa média de uma por mês. Mas nesse período começaram a ocorrer roubos de vans de transporte escolar, o que não é uma coisa comum. Antes destes casos, não havia registro”.

O primeiro efeito da insegurança é sobre as famílias de clientes. “Minha neta já foi e voltou de van, mas hoje só vem comigo. Não é que eu não ache as vans seguras, elas são. Mas ninguém sabe o que pode acontecer. Confio mais que ela vá comigo”, conta Aelson Ribeiro, 67 anos. O segundo é sobre os próprios motoristas que tentam com essa manifestação incitar uma atitude do Poder Público.

Carlos Alberto, coordenador do Serviço de Investigação (SI) da 9ª Delegacia Territorial, que responde pelo bairro do Imbuí, afirmou não existir registro de assaltos a esse tipo de transporte.

COMENTÁRIOS dos leitores