Ensino técnico brasileiro é elitista, diz especialista

Cláudio de Moura Castro argumenta que escolas profissionalizantes atraem alunos com maior renda salarial do alto nível de ensino

por Nathan Santos sex, 07/09/2012 - 08:49
Leonardo Prado/SEFOT-SECOM Opinião foi dada durante palestra realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília Leonardo Prado/SEFOT-SECOM

Em palestra realizada nessa quarta-feira (5) na Câmara dos Deputados, em Brasília, o especialista em educação, Cláudio de Moura Castro afirmou que o ensino técnico brasileiro é elitista, segundo informações da Agência Câmara de Notícias. O especialista argumentou que as escolas profissionalizantes atraem alunos com maior renda salarial do alto nível de ensino.



Além disso, Cláudio de Moura relatou que os institutos federais de ensino técnico geralmente oferecem um ensino acadêmico de alta qualidade, algo, que para ele, não é comum nos centros de ensino gratuitos. “Obviamente quem passa é quem teve uma experiência educacional mais rica, em geral aqueles com maior renda”, disse o especialista, de acordo com a agência.



Para o palestrante, esse contexto prejudica a política de formação de mão de obra especializada no Brasil, uma vez que, segundo ele, grande parte dos alunos dos institutos federais almeja realizar vestibular e ingressar na universidade.



Rebatendo as opiniões de Cláudio de Moura, alguns deputados afirmaram que atuais políticas de ensino técnico estão mudando a realizada apontada pelo especialista. De acordo com a agência, o deputado Alez Canziani falou que “houve um avanço importante com a expansão e a interiorização do ensino técnico, já que antes existia uma concentração nas capitais. Com isso, as pessoas que buscam efetivamente o ensino técnico para exercerem a profissão têm tido mais oportunidades”.



Com informações da Agência Câmara de Notícias







COMENTÁRIOS dos leitores