Entenda a "química do Enem"

Questões do exame, na maioria da vezes, buscam aliar as teorias da disciplina à prática

por Nathan Santos seg, 17/09/2012 - 08:57
Nathan Santos/LeiaJáImagens De acordo com o professor Flávio Carmo, resolução de questões é essencial no processo de aprendizado da disciplina Nathan Santos/LeiaJáImagens

Você gosta de química? Independentemente da resposta, o certo é que se trata de uma área de suma importância para o conhecimento humano. Além disso, a disciplina faz parte da grade educacional das escolas e integra inúmeros processos seletivos, como os vestibulares.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, a química não podia faltar. A matéria integra a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. E, o Portal LeiaJá continua, nesta segunda-feira (17), a série de reportagens sobre comentários de questões das últimas edições do Enem.



Para o professor de química, Flávio Carmo, que há 12 anos atua na profissão, existem algumas dicas importantes no aprendizado da matéria. “Abuse do estudo. A resolução de questões é muito importante. O aluno precisa trabalhar a teoria e praticar”, diz.



Carmo também destaca assuntos corriqueiros nas provas do Enem. “Química ambiental envolve questões sobre chuva ácida, poluição, combustíveis fósseis e renováveis e outros processos que comprometem a saúde do planeta e, consequentemente, do homem”, explica o professor, acrescentando que os quesitos são trabalhados em paralelo com outras disciplinas, como biologia, geografia e física.



Outro tema importante é equilíbrios químicos, que abordam reações reversíveis. “O fera deve ficar atento para as relações que essas questões costumam fazer com situações do nosso cotidiano, ácidos e também com conteúdos de matemática”, indica o educador. A química orgânica também tem destaque. “São muito comuns as questões sobre funções orgânicas, especialmente o reconhecimento e propriedades das funções orgânicas, além de abordar assuntos como polímeros, plásticos e bioplásticos”, explica Carmo, que também frisa o assunto cálculo estequiométrico.

“Feras”

Com 17 anos e aluno do terceiro ano do ensino médio, Pedro Henrique de Carvalho (foto à esquerda) afirma que fará uma boa prova. “Gosto muito de química e pretendo fazer o maior número de pontos”, destaca o estudante.



Matheus Veiga Rodrigues (foto à direita), 16, também é aluno do terceiro ano, mas, está fazendo cursos para aprimorar seu conhecimento na matéria. “Faço curso, depois das aulas da escola, porque eu quero aprender mais química. Eu sempre tive facilidade na matéria e tenho certeza que vou fazer uma ótima prova”, diz o jovem.



Resolvendo questões



O professor Flávio Carmo preparou alguns quesitos, oriundos de provas anteriores do Enem, e afirma que as soluções das questões devem ser feitas com muita atenção. Clique AQUI e veja os quesitos.



A questão de número “3”, por exemplo, faz uma relação da criação de gado com o aquecimento global. O enunciado diz que a criação em grande escala contribui para o aquecimento, e pede para que o candidato indique qual o gás emitido. De acordo com o professor, o gás emitido é o metano. Segundo ele, “isso acontece que o animal emite o gás pela boca ou solta gases”. Contudo, a opção “A” é a correta.

Confira os comentários da prova:

COMENTÁRIOS dos leitores