Leituras de vestibular atraem alunos à Feira do Livro
Obras de diversos autores são expostas em leituras, aulas e teatro
Por Juliana Gomes
A XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, tem programação especial para os alunos que irão prestar vestibular. Dentro da programação literária, dois momentos são dedicados especialmente a esses estudantes: as Leituras do Vestibular e o Momento Literário Marista.
Eça de Queiroz e Machado de Assis foram alguns dos escritores com obras expostas na feira nessa segunda-feira (24). A programação de Leituras do Vestibular começou com "Os 12 da Inglaterra" e VI canto de "Os Lusíadas", de Camões, e terminou com "O Primo Basílio", de Eça de Queiroz. A pesquisadora Tânia Sarmento Pantoja ministrou uma aula sobre o escritor realista português e também deu dicas sobre o que é mais cobrado nos vestibulares.
O outro momento dedicado às Leituras do Vestibular foi a apresentação dos alunos do Colégio Marista de Belém. Os estudantes passaram cerca de cinco meses se adaptando às obras que são obrigatórias dos vestibulares da UFPA e UEPA. Eles utilizam o teatro para despertar o interesse e envolver o público com a obra. "Uma senhora", de Eça de Queiroz, foi o espetáculo apresentado no terceiro dia de programação da feira.
Nesta terça-feira (25), as Leituras do Vestibular começam às 10h15, no Auditório Benedito Nunes. As obras apresentadas serão: “A Viagem do Elefante”, de José Saramago; “Primeira Manhã”, de Dalcídio Jurandir; “Pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente, e “A Queda de Um Anjo”, de Camilo Castelo Branco. O Momento Literário Marista continua com “D. Paula”, de Machado de Assis, no Auditório Eneida de Moraes, com sessões às 17h e 19h.