Orientação vocacional ajuda na escolha da carreira

Realizar pesquisas, conhecer os profissionais e se conhecer pode evitar fazer uma escolha profissional errada

por Adriana Luíza dom, 07/10/2012 - 03:43

Nessa reta final para o vestibular, muitos jovens ficam receosos para qual curso realmente escolher. Com um leque de alternativas extenso e as universidades abrindo os prazos para fazer a inscrição para os seus processos seletivos, a dúvida, o medo de fazer a escolha errada e a angústia aperta os estudantes que vão prestar o vestibular.

A jovem Giovanna Arruda, de 19 anos, está em dúvida entre dois cursos: engenharia e odontologia. Ela conta que apesar da incerteza vai optar pelo curso de engenharia. “Cheguei a conversar com minha mãe e ela acha que o mercado para engenharia é melhor", confessou a estudante. Apesar de contar com a ajuda da família nessa escolha, ela ainda enfrenta o dilema de escolher entre engenharia civil e de produção.

A mesma incerteza enfrenta a estudante Ilana Amorim, 20 anos. Ela também está para decidir entre as áreas de saúde e humanas, mas acha que sua opção será na área de humanas, para o curso de serviço social. “Nesse curso vou poder ajudar as pessoas”, avalia.

Para quem se questiona sobre qual curso escolher a melhor opção é investigar, reunindo informações sobre as profissões e cursos oferecidos pelas faculdades. Há ainda a opção de buscar apoio de orientação vocacional. Nesse tipo de ajuda, os jovens vão poder realizar testes que ajudam a delimitar a área de atuação mais favorável ao seu perfil.

A psicóloga Lilian Mattos, do curso pré-vestibular do GGE, trabalha com os alunos orientando sobre a melhor escolha, buscando identificar as áreas de interesse, além de dar apoio para preparar os horários de estudo. “Sempre oriento os estudantes que me procuram a pesquisar sobre o curso, visitar as universidades, assistir aulas, conversar com profissionais da área”, declarou a psicóloga.

Algumas dicas para decidir a cerreira profissinal:

# autoconhecimento é o primeiro passo;







# Informe-se sobre as carreiras que tem interesse (O que faz o profissional? Quais são os campos de atuação?);







# Conheça profissionais do mercado (analisar melhor o universo da profissão);







# Busque ajuda profissional (psicólogos, orientadores, testes, ajudam nessa escolha).

COMENTÁRIOS dos leitores