Governador de Pernambuco recebe campeões de robótica
Pernambuco foi, pela primeira vez, o primeiro colocado na competição nacional
O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, recebeu na manhã de hoje (30), alunos do Colégio Santa Emília vencedores da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada nos dias 20 e 21, em Fortaleza, no Ceará.
Os estudantes participaram da competição com a equipe Positronics, formada por jovens de sete a 19 anos, limite imposto pelo regulamento, e além da competição principal, trouxeram para casa outros quatro prêmios.
No time que competiu nacionalmente estava Lucas Cavalcanti, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio, e Gabriel Alves, 16 anos, que está no 2º ano. A dupla trouxe pela primeira vez para Pernambuco o troféu nacional da competição. “Ficamos muito felizes com o resultado. Foram três anos na mesma categoria, trabalhando duro”, conta Gabriel.
O esforço desses alunos foi destaque da conversa com o governador. “É muito importante uma nação valorizar e incentivar as olimpíadas”, lembrou Eduardo Campos, que completou: “os investimentos realizados nessa área terão reflexo no futuro, quando esses jovens ingressarem nos polos de criação do Estado e de fora”.
Todo esse esforço vai ser mostrado na competição mundial, a Robocup Junior, que será realizada entre os dias 24 e 30 de junho de 2013, na Holanda. A equipe, liderada pelo professor Paulo Marcelo, desenvolverá uma atualização do robô que ganhou a competição.
O projeto atual é um robô de resgate, formado por motores, sensores infravermelho, e uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, criada pelos alunos e controlada por computadores. “Ele é capaz de resgatar uma lata colocada em um ambiente cheio de obstáculos. O principal ganho é o surgimento de problemas, onde temos que buscar formas de solucioná-los”, contou Lucas.
O professor Paulo lembra que o principal prêmio que esses alunos trouxeram para casa é o incentivo de ir buscar soluções e se esforçarem para criar cada vez mais. “Ganhar um troféu é apenas uma consequência do trabalho duro que eles realizam”, afirmou o professor.
Durante a recepção, o governador ainda ofereceu apoio para a ida dos estudantes à Holanda, e se mostrou empolgado em vê-los buscar a taça.
Lucas se prepara agora para disputar o vestibular para engenharia da computação, enquanto Gabriel se inscreverá para seleção do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos vestibulares mais concorridos do País.