Ciências sem Fronteiras prorroga inscrições
Inscrições podem ser realizadas até o dia 24 deste mês
O Programa Ciências sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC), prorrogou suas inscrições por mais dez dias. De acordo com informações divulgadas pelo MEC no início da noite desta terça-feira (8), as novas chamadas de graduação-sanduíche são para instituições da Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido.
As inscrições podem ser feitas através do endereço virtual do programa, até o dia 24 deste mês. Mais de 40 mil pessoas já são candidatas a participar do processo seletivo. A ideia do programa é promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores.
Segundo o ministério, a oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado. O Ciência sem Fronteiras foi lançado no mês de dezembro de 2011 e já concedeu em torno de 18 mil bolsas de estudos. O intuito do MEC é oferecer 101 mil bolsas até o ano de 2015. Do total de oportunidades, por parte do Governo Federal serão disponibilizadas 75 mil bolsas e as outras serão oriundas de instituições privadas.