Facepe lança edital para apoiar estudantes
Bolsas de estudo são um incentivo à adaptação dos estudantes à vida universitária
Na intenção de apoiar os melhores alunos egressos da rede pública de ensino de Pernambuco, bem como os classificados nos vestibulares de Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) está com mais um edital disponível. Trata-se do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA).
A ideia da ação é beneficiar 180 estudantes, em que desses, 90 são para o primeiro semestre deste ano, e 90 para o segundo. De acordo com a Facepe, as bolsas do BIA são um incentivo à adaptação dos estudantes à vida universitária, e, consequentemente, aos talentos que emergem das escolas públicas, visando a sua fixação nas universidades.
Ainda de acordo com a fundação, o incentivo não somente apoiará o aluno durante o período do curso, mas, também pretende estimular o engajamento imediato em atividades relacionadas a pesquisas e extensão.
De acordo com o edital do programa, as propostas devem ser enviadas pelas IES até o dia 8 do próximo mês. Os trabalhos precisam ser encaminhados a Facepe, através do e-mail bia@facepe.br. O edital também informa que a análise e julgamento das propostas serão realizados por um Comitê Assessor designado pela diretoria da fundação.
No ano passado, as bolsas tiveram seus valores aumentados para R$ 300, o que corresponde a um acréscimo de mais de 15%, em relação aos valores passados. Segundo a Facepe, em torno de R$ 630 mil estão sendo investidos pelo Governo de Pernambuco para a concessão dessas bolsas. Outros detalhes informativos sobre o programa podem ser obtidos em seu edital.