Para ser publicitário não basta ser apenas criativo

O mercado de trabalho nessa área tem oportunidades para vários perfis de profissionais, principalmente os mais atualizados

por Alexandra Gappo seg, 14/01/2013 - 21:28
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Ana Claúdia afirma que o aluno aprende a ser criativo com o curso Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Vale afirmar de antes de mais nada que criatividade não é tudo dentro da Publicidade. Quem escolhe essa profissão se surpreende com o leque de oportunidades e campos oferecidos. O profissional tem o objetivo de trabalhar com a divulgação de produtos, serviços e marcas na forma de anúncios, ações promocionais e serviços de marketing. Dentro desse quadro, os graduados podem desenvolver atividades de criação de campanhas em mídias como televisão, internet e meios impressos.

Os cursos oferecidos aqui em Pernambuco buscam preencher todos os campos da área que esse profissional pode atuar, atraindo cada vez mais jovens. O coordenador e professor da graduação da Faculdade Mauricio de Nassau, Diego Rocha, explica que é importante o aluno encontrar na instituição uma boa estrutura para desenvolver as atividades das disciplinas, pois se trata de um curso totalmente prático. “É preciso oferecer um excelente parque de laboratórios de rádio, televisão e fotografia, além de um quadro de professores atuantes no mercado e uma gama de opções entre as empresas parceiras para estágios e inserções profissionais, isso é fundamental para o aluno”, explica o docente.

Diego frisa ainda que esse campo é privilegiado, já que “um profissional pode atuar na área de criação, redação, direção de arte, planejamento estratégico, planejamento de mídia, atendimento e prospecção de clientes, planejamento de ações de marketing e pesquisas de mercado.” A criatividade não é uma característica obrigatória para o estudante. “Ela é um mito da publicidade, pois o perfil do planejamento é tão importante quanto no que diz respeito à construção das ações e diagnóstico do mercado e da situação do cliente”, afirma.

Com tantas opções, alguns alunos se perdem na hora de escolher uma área, como é o caso de Ana Cláudia Carvalho, estudante do 8° período de Publicidade da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ela afirma que ao escolher a graduação, tinha certeza que comunicação social era o seu perfil e se surpreendeu com a gama de opções. “Por não ser tão criativa, achei que não teria lugar para mim no mercado, mas hoje eu vejo que a publicidade é uma profissão que qualquer um pode atuar”, afirma, explicando que atualmente não é necessário diploma de graduação para trabalhar na área.

Ana Claúdia ingressou na agência experimental da instituição, a AÊ!. “Foi fundamental, para mim, estagiar aqui, porque me deu mais confiança e aprendi muito, já que estava sendo monitorada por um professor meu. Então a hora de cometer erros era essa”, conta. A estudante acabou se identificando com o atendimento ao cliente e revela que não é uma tarefa fácil. “Tem que ter muito jogo de cintura. Muitas vezes você precisa sentir o desejo do cliente. Essa é a nossa tarefa.”

Recife é hoje a maior e mais desenvolvida praça de publicidade do Norte e Nordeste, dinâmica e em constante expansão, absorvendo os mais diferentes perfis de profissionais. Mas é preciso estar sempre atualizado. A redatora da agência ZYB Comunicação, Clarice Freire, conta que o mercado é muito competitivo e exigente. “Existe muita gente boa entrando no mercado, então se você possui um diferencial desde o início e, claro, tem talento, vai existir sempre um espaço em qualquer lugar.”

A tecnologia também está sempre presente nessa área e os cursos de especialização em programas de edição, vídeo e foto se tornam um “q” a mais no currículo, mas não substituem a experiência de mercado. Clarice explica a importância de estar sempre atualizado já que “ter interesse em todas as áreas possíveis o torna um publicitário mais completo. Mas também é preciso se aprofundar em uma delas, ver qual te agrada e depois que escolher, mergulhar nela e se especializar sempre mais.”

O esforço é um trampolim para o sucesso e as instituições de ensino podem abrir muitas portas no mercado. A estudante Ana Claúdia aconselha não ter preconceito com oportunidades que a casa oferece. “Acho muito válido estagiar na universidade e é importante que o aluno corra atrás do estágio. Mostrar interesse é um grande diferencial”, garante.  

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