Lula recebe título de universidade afro-brasileira

Título de doutor honoris causa é atribuído por instituições de ensino a personalidades em reconhecimento à atuação no campo das ciências e artes ou nas relações com a sociedade

por Nathan Santos sab, 02/03/2013 - 14:18
José Cruz/ABr Lula também foi homenageado com o título de cidadão redencionista José Cruz/ABr

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde dessa sexta-feira (1º), recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O campus da Liberdade da Unilab, na cidade cearense de Redenção, foi o palco da solenidade, e, na ocasião, Lula também foi homenageado com o título de cidadão redencionista. Também participaram dos eventos várias autoridades políticas.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o ex-presidente exaltou a importância da homenagem e destacou a criação da Unilab. “Recebo com emoção esta homenagem. A criação da Unilab foi um marco histórico de cooperação entre Brasil e África. Criamos aqui o mais elevado patamar de colaboração, que é o patrimônio comum do conhecimento. Aqui estamos construindo um futuro de justiça social”, disse Lula, conforme informações do MEC.

Segundo o MEC, o título de doutor honoris causa é atribuído por instituições de ensino a personalidades em reconhecimento à atuação no campo das ciências e artes ou nas relações com a sociedade. Uma das razões da concessão do título é o antigo mandatário brasileiro ser considerado figura central da história da universidade. No mês de outubro de 2008, a comissão de implantação da Unilab foi instituída pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.

A Unilab deu início as suas ações acadêmicas no dia 25 de maio de 2011, com o objetivo de formar profissionais que incentivem a integração entre o Brasil e as demais nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente as africanas. Outra ideia é contribuir para o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, educacional e científico.

COMENTÁRIOS dos leitores