Oficina traz para a sala de aula contos e lendas urbanas

“Vivendo e Revivendo as Lendas de Pernambuco” contará com exibição de filmes, além de visitas aos locais mais assombrados do Recife

por Priscilla Costa qua, 10/04/2013 - 09:02

Comadre Fulorzinha, A Praça Chora Menino, A Menina sem Nome, Perna Cabeluda. Quem nunca sentiu medo ao escutar uma dessas histórias de assombração durante a infância? Para resgatar lendas urbanas e preservar a memória junto à nova geração dos pequenos, a Bersato Produções promove, até o dia 30 de setembro, em escolas municipais da Região Metropolitana do Recife, o projeto “Vivendo e Revivendo as Lendas de Pernambuco”, que tem  o incentivo do Funcultura.

As oficinas contarão com exibição de curtas e longas metragens e leituras dramatizadas, além de visitas aos locais mais assombrados do Recife e acesso ao livro “Assombrações do Recife Velho”, escrito por Gilberto Freyre. A primeira turma teve início nessa terça-feira (9), na Escola Municipal de Santo Amaro. Já a segunda fase será na Escola Educandário Santa Tereza, em Olinda, em junho, e a terceira na Escola Medalha Milagrosa, em Jaboatão dos Guararapes, de setembro a outubro. Ao final do curso, os alunos farão textos a partir das lendas já existentes e contarão as histórias escritas num concurso realizado pelas professoras da oficina.

Segundo, o diretor de produção da Bersato, Saturnino de Araújo, esse tipo de trabalho é um incentivo a preservação da cultura popular através da educação. “Nós formatamos projetos em diversos gêneros artísticos e culturais a fim de divulgar a cultura do Estado por todo país e também internacionalmente”, explicou.

COMENTÁRIOS dos leitores