"As Marcas mais Valiosas do Brasil” começa no Recife

Encontro reúne profissionais publicitários e diversos empresários. As marcas mais importantes brasileiras serão divulgadas nesta terça-feira (16)

por Nathan Santos ter, 16/04/2013 - 10:17
Hivor Danierbe/LeiaJáImagens

O Nordeste recebe pela primeira vez, na manhã desta terça-feira (16), a 7ª edição do evento “As Marcas mais valiosas do Brasil”. O evento é realizado no auditório do empresarial JCPM Trade Center, localizado no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, e a ideia da ação é apresentar as marcas mais importantes brasileiras, após um estudo detalhado, realizado pela BrandAnalytics/Millward Brown e pela Revista IstoÉ Dinheiro.

Cerca de 50 empresas foram analisadas e mais de 12 mil pessoas foram entrevistadas sobre a visão delas acerca das marcas. Antes do evento iniciar às 9h, vários participantes do encontro destacaram a importância de se ter uma marca forte para o desenvolvimento empresarial. Um dos organizadores da ação e diretor geral da BrandAnalytics, Eduardo Tomiya, frisou como foi feito o trabalho para a escolha das marcas. “Foram avaliadas várias categorias, como varejo, comércio. Vários consumidores foram ouvidos e falaram sobre a relevância dessas marcas. Nos últimos anos, a marca OMO foi a vitoriosa, e, no Nordeste, temos uma empresa de sucesso, a Baterias Moura, que reconhecida nacionalmente”, disse Tomya.

Para o diretor geral, “a marca é um dos ativos mais importantes para as empresas”. “Existem vários ativos, como os capitais humano, organizacional e relacional. A marca deve representar bem a sua empresa e criar uma boa relação com o consumidor”, falou. “Também é um prazer muito grande trazer o evento para o Nordeste. Espero que a gente dê continuidade nesse trabalho”, completou.

A Fiat, uma das empresas presente no evento, é um dos exemplos de sucesso mais citados entre os participantes. A gerente de planejamento de comunicação da Fiat, Adriana Girão, explicou como é a estratégia publicitária da fabricante de automóveis. “Nós temos uma atuação estratégica de publicidade e acompanhamos o que as pessoas querem. Estamos em todas as mídias sociais e a nossa ideia é estar perto do consumidor. Cada mercado é diferente e as empresas precisam se adequar a eles”, relatou.

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau é uma das instituições responsáveis pela realização do encontro, em trabalho conjunto com a Agência Um. O sócio majoritário do Grupo Ser Educacional (grupo responsável pela UNINASSAU), Janguiê Diniz, falou sobre a experiência de se pensar em uma marca. “Quando estava criando a faculdade, perguntei a vários empresários qual seria o melhor nome a ser usado. Queria homenagear uma figura importante para a história de Pernambuco. Não queria apenas uma sigla. Passe vários nomes, como Joaquim Nabuco, Frei Caneca e Maurício de Nassau. Hoje, a Maurício de Nassau é a marca mais lembrada em ensino superior”, declarou Diniz.

Entre as palestras, a mais aguardada é a do diretor da WPP Group, David Roth. Ele abordará o tema “Aprendendo com a gigante China – como a China entende a importância das marcas”. O “As Marcas mais Valiosas do Brasil” segue até o final desta manhã e ainda hoje serão divulgados os nomes das marcas vitoriosas.

COMENTÁRIOS dos leitores