Janguiê Diniz abre congressos com tema “empreendedorismo"
Fundador do Grupo Ser Educacional contou sua história no universo empreendedor e mostrou como se tornar um empresário de sucesso
Diante de um Teatro Guararapes lotado por estudantes, profissionais, educadores e autoridades, foi realizada a abertura de quatros congressos simultâneos, na noite dessa quinta-feira (13), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Promovidos pelo Grupo Ser Educacional, os Congressos Internacional da Administração, Internacional da Contabilidade, Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação, e Brasileiro de Turismo, seguem até o próximo sábado (15).
O sócio majoritário e fundador do Ser Educacional, Janguiê Diniz, conduziu a conferência de abertura dos eventos. Com a temática “A Arte (dom) de Empreender”, Diniz contou sua experiência no universo empresarial e mostrou como se tornou um dos maiores empreendedores de Pernambuco. “O empreendedorismo é um tema interessante para todo mundo. Todos gostariam de ser empreendedores de sucesso. Ao longo da minha vida, já criei vários empreendimentos. É isso que eu gosto de fazer”, disse Diniz, que também é coordenador geral dos eventos.
O empresário destacou que desde criança já empreendia. Aos oito anos de idade, Diniz engraxava sapatos em Mato Grosso e, em seguida, vendeu laranjas. Porém, na busca por novos negócios, mais uma vez houve mudança de planos. “Percebi que meus colegas ganhavam mais dinheiro vendendo picolés. Troquei a venda de laranjas por picolés”, relatou.
O estudo como base para o sucesso empreendedor também foi destacado pelo empresário. Segundo ele, não há como ter mobilidade social sem educação. Durante a conferência, Diniz também explicou quais são as características fundamentais para que um indivíduo se torne um empreendedor.
Em busca do sucesso
Entre as características para se tornar um empresário vitorioso, sonhar em criar um empreendimento é uma delas. Depois dela, criatividade é outra que precisa estar presente com os homens de negócios. Ousadia, conhecimento e capacidade são outros aspectos relevantes. “Um líder tem que formar um time. Ele precisa ter paciência e compartilhar informações”, explicou Diniz. De acordo com o empresário, todo empreendedor que se preze, mesmo obtendo o sucesso, precisa trabalhar muito. É importante também possuir foco, além de ser proativo e otimista.
“É preciso também ser humilde, mas, com limite. Nós temos que respeitar os direitos dos outros e os nossos direitos precisam ser cumpridos também”, afirmou o fundador do Ser Educador.
Empreendedor X Administrador
Muitas pessoas acham que ser administrador é o mesmo de ser empreendedor. De acordo com Diniz, existem diferenças. Quem empreende é sonhador, ousado, estratégico, vive no futuro e não tem medo. Já o administrador é pragmático e cumpridor de ordens. Segundo o empresário, o administrador é preparado para cuidar dos negócios dos empreendedores, Ele fica com a responsabilidade de gerir os empreendimentos.
A estudante de administração, Mayra Santos, aprovou a abertura do evento e destacou a relevância da conferência acerca do universo empreendedor. “Participar do congresso é muito importante para a minha formação profissional. É uma forma de adquirir conhecimento. Gostei muito da conferência sobre empreendedorismo, porque qualquer pessoa, independente da área profissional, pode criar um negócio de sucesso”, comentou a estudante.
Homenagem - Antes do início da conferência de abertura, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, foi homenageado ao receber a comenda e a medalha Maurício de Nassau, das mãos de Janguiê Diniz. A homenagem é concedida a instituições, entidades ou pessoas que desenvolvem ações benéficas à educação e cultura brasileira. Geraldo Julio, após a conferência, ministrou a palestra “Gestão de Alta Performance – Novos Paradigmas da Administração Contemporânea”.