Setur-PE e Empetur entregam tablets a taxistas
Profissionais receberão capacitação por meio dos equipamentos
Em mais uma ação voltada à qualificação ao atendimento aos turistas que visitarão o Brasil durante a Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco iniciou nesta sexta-feira (16), em solenidade no Centro de Convenções do Recife, a entrega dos 1.670 tablets destinados a capacitação dos taxista cadastrados no programa “Taxista Amigo do Turista”.
Por meio desses equipamentos, junto com sistema desenvolvido pelo Grupo Ser Educacional, os trabalhadores terão a oportunidade de evoluír no exercício da profissão, graças às aulas de inglês, espanhol e qualidade no atendimento que poderão ser feitas pela plataforma.
Após receber os aparelhos, os taxistas terão 90 dias para concluir os cursos, cada um com 20 horas de duração, que somadas terão a carga horária total de 60 horas. Ao término de cada módulo, os profissionais vão fazer uma avaliação presencial. Se conseguirem 75% de aproveitamento nesse teste, estarão aptos a receber selo do Programa e manter os tablets para utiliza-los no trabalho. Todas as lições e procedimentos serão acompanhados pela Empetur através de um programa de monitoramento inserida nos aparelhos.
O secretário do Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, esteve presente na cerimônia e afirmou que, hoje em dia, é necessário prestar cada vez mais um serviço melhor e através dessa plataforma, “que não só é inovadora mas também extremamente atualizada”, será possível a capacitação para isso. “Quando você oferece um qualificação através de um tablet, você possibilita ao trabalhador transformar a sua casa, o seu ambiente de trabalho, o seu carro quando estiver parado, em uma sala de aula”, ressaltou Feitosa.
Com seus 65 anos de idade, dos quais 44 foram dedicados ao volante, o taxista Paulo Reis está satisfeito não só com o treinamento mas também com os novos aparelhos. “Sinto-me muito mais preparado para atender os turistas, principalmente depois que recebi esses equipamentos que são bem modernos”.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo, nessa primeira etapa, foram escolhidos os taxistas ligados aos sindicatos, cooperativas, hotéis e aeroportos. Uma segunda etapa esta sendo pensada para atender os taxistas que não são ligados a esses grupos, como os da Teletaxi, por exemplo.
Para participar do programa e receber os tablets, o taxista precisa estar credenciado em uma das cooperativas a seguir: Coopershopping (Shopping Recife), Metrotaxi (Ipsep), Coopersul (Shopping Guararapes), Rio Mar e Cooperiotaxi (Shopping RioMar), Nortaxi (Fernando de Noronha), TIP, Sindicato dos taxistas de Olinda, Sindicato dos taxistas de Recife, Sindicato dos Taxistas de Ipojuca. Eles devem apresentar o CRLV do veículo, habilitação, comprovante de associação ao sindicato ou cooperativa e comprovante de residência. Um termo de responsabilidade pelo equipamento será assinado pelos participantes.