Professor diz que prova de português foi fácil

Disciplina fez parte, na manhã deste domingo (25), do primeiro dia do Vestibular 2013.2 da UFPE. Selecionados cursarão graduações em engenharia

por Nathan Santos dom, 25/08/2013 - 18:19

Facilidade. Essa palavra define bem a prova de português 1 do Vestibular 2013.2 da Universidade federal de Pernambuco (UFPE), segundo o professor do BJ Colégio e Curso, Rogério Costa. O exame foi realizado na manhã deste domingo (25), para ingresso no grupo de Engenharias CTG (Recife) e no curso de engenharia civil, em Caruaru.

“A primeira questão, de caráter metalinguístico, convidava o candidato a discutir a antiga, mas pertinente, questão sobre a presença de estrangeirismos na língua. Já a segunda questão se limitou a avaliar, de forma elementar,  o conhecimento do aluno sobre vozes verbais. Provavelmente os feras devem ter se lembrado dos exercícios repetitivos dos velhos livros de gramática”, avaliou Costa. De acordo com o professor, o estrangeirismo precisou ser levado em consideração para as respostas dos “feras”.

Segundo o educador, o estudante teve que definir a ideia de que o estrangeirismo é um fenômeno de contexto linguístico. “Ele é presente em qualquer língua, principalmente em um contexto de globalização, de imperialismo econômico e de avanços tecnológicos, e não uma ameaça à sobrevivência do idioma, visto que, em muitos casos, o uso de algumas palavras estrangeiras não passa de modismos passageiros ou de empréstimo linguístico decorrente da falta de expressão que designe uma nova ação ou objeto”, comentou o professor.

Sobre a segunda questão, Costa traçou uma relação. “O modo como as pessoas têm acesso à informação escrita foi modificado pelas invenções tecnológicas que apareceram mais recentemente”, finalizou. Além da disciplina do português 1, o vestibular teve questões de matemática, neste domingo. Nesta segunda-feira (26), segundo e último dia do processo seletivo, os estudantes têm provas de química e física.

COMENTÁRIOS dos leitores