CNPq entrega Prêmio Jovem Cientista 2013
Trabalhos foram sobre o tema Água: desafios da sociedade. Vencedores participaram de solenidade em Brasília
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entregou, nesta segunda-feira (16), o Prêmio Jovem Cientista. O reconhecimento tem o objetivo de incentivar a pesquisa e a inovação no País para o desenvolvimento de soluções viáveis e acessíveis para os desafios da sociedade.
O tema deste ano foi “Água: desafios da sociedade”. Os vencedores em 2013 são representantes dos estados do Rio Grande do Norte, Pará, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
O trabalho do estudante de ensino médio Edivan Nascimento Pereira, do Pará, foi um dos premiados e propõe o tratamento de água para consumo através da ativação química do carvão do caroço de açaí. Já José Leôncio de Almeida Silva, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA/RN), pesquisou sobre como a mistura de águas salinas pode ser uma alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino. Na categoria mestre e doutor, o vencedor foi Gustavo Meirelles Lima com a pesquisa Microgeração em sistemas de abastecimentos de água.
“Se não nos preocuparmos agora, nossas reservas de água não serão suficientes para nos proporcionar uma vida adequada. Agradecemos aos nossos professores por todo o apoio e estímulo para a realização das nossas pesquisas. Esse foi um trabalho em equipe e, por isso, somos gratos”, disse Gustavo Meirelles.
Também foi entregue o prêmio Mérito Científico para o doutor Eugênio Foresti, da Universidade de São Paulo (USP), pela trajetória de pesquisas sobre a água. Na categoria mérito institucional, o reconhecimento foi para a Escola Técnica Estadual Monte Mor (ensino médio) e para a USP (ensino superior).
"Todos os cientistas premiados hoje dedicaram seu tempo e sua competência para desenvolver projetos sobre um esse tema muito importante. É bom ver pesquisadores preocupados em preparar melhor o nosso país. Para o Brasil, água significa riqueza, sustentabilidade, abastecimento, consumo e desafios. Apesar de termos uma grande reserva, a água se distribui de forma desigual em nosso país. Daí, está a importância destes trabalhos”, considerou a presidente Dilma Rousseff.
A 27ª edição atingiu um número recorde de inscrições, com 3.226 trabalhos e concedeu mais de R$700 mil em prêmios, além de bolsas de estudo do CNPq. O tema do próximo ano será Segurança alimentar. “Esse é um assunto desafiador e abrangente para o Brasil e para o mundo”, frisou o presidente do CNPq, Glaucios Oliva. O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE.
Confira a lista completa de vencedores:
CATEGORIA MESTRE E DOUTOR
1º lugar - Gustavo Meirelles Lima
Instituição: Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (MG)
Orientador: Augusto Nelson Carvalho Viana
Título da pesquisa: “Microgeração em sistemas de abastecimentos de água”
2º lugar - Claudia Carolina Silva Evangelista
Instituição: Universidade de São Paulo – USP (SP)
Orientador: Thiago Campos Pereira
Título da pesquisa: “Reduzindo drasticamente nossa dependência de água na agricultura através da anidrobiose”
3º lugar - Rodrigo Cauduro Dias de Paiva
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (RS)
Orientador: Walter Collischonn
Título da pesquisa: “Hidrologia da bacia Amazônica: compreensão e previsão com base em modelagem hidrológica-hidrodinâmica e sensoriamento remoto”
CATEGORIA ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR
1º lugar - José Leôncio de Almeida Silva
Instituição: Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA (RN)
Orientador: José Francismar de Medeiros
Título da pesquisa: “Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino”
2º lugar - Osvaldo Assunção Mendonça
Instituição: Universidade Federal do Ceará – UFC (CE)
Orientador: Maria Eugênia Vieira da Silva
Título da pesquisa: “Desempenho do dessalinizador térmico com estágios de recuperação de calor, formado por uma unidade de produção, torre com canais metálicos e perfis termoplásticos, e uma unidade de aquecimento, com coletor solar de tubo evacuado”
3º lugar - Nícolas Guerra Rodrigues Tão
Orientador: Frederico Yuri Hanai
Instituição: Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (SP)
Título da pesquisa: “Estudo da viabilidade de implantação de um sistema de tratamento de First Flush nas áreas urbanas da Bacia Santa Maria do Leme, São Carlos, SP”
CATEGORIA ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO
1º lugar - Edivan Nascimento Pereira
Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Profª. Ernestina Pereira Maia (PA)
Orientador: Valdemar Carneiro Rodrigues Júnior
Título da pesquisa: “Carvão do caroço de açaí (Euterpe oleracea) ativado quimicamente com hidróxido de sódio (NaOH) e sua eficiência no tratamento de água para o consumo”
2º lugar - Thaís Rocha Arrighi
Instituição: Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues (MG)
Orientador: Arlete Aparecida Marchioni Juste
Título da pesquisa: “Chiquita economizando água - Hábitos inadequados e hábitos adequados”
3º lugar - Breno de Mello Dal Bianco
Instituição: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (PR)
Orientador: Cornélio Schwambach
Título da pesquisa: “Dessalinização a partir de destilador solar”
CATEGORIA MÉRITO CIENTÍFICO
Dr. Eugênio Foresti
Universidade de São Paulo (SP)
CATEGORIA MÉRITO INSTITUCIONAL
Ensino Médio - Escola Técnica Estadual Monte Mor (SP)
Ensino Superior - Universidade de São Paulo (SP)