UFRPE emite nota sobre suposto caso de homofobia

No texto, a instituição disse que vai analisar o caso "a partir das demandas registradas em suas esferas oficiais de comunicação e participação"

por ter, 14/01/2014 - 08:58
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

Após a repercussão do caso do professor Ademir Ferraz nos meios de comunicação, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) emitiu nota oficial, isentando a instituição de responsabilidade sobre os atos do docente e condenando "quaisquer formas de preconceitos e discriminações, sejam de gênero, raça, classe, orientação sexual, entre outras".

Na reportagem publicada neste portal, o professor Ademir Ferraz, vinculado ao Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, é acusado por internautas de praticar homofobia via comentários no Facebook. O docente foi procurado, nessa segunda (13), pelo LeiaJá e informou que ele expôs sua opinião no Facebook após presenciar fatos envolvendo homossexuais. Segundo o docente, sua crítica é contra o “jeito espalhafatoso” de alguns gays. “Estou cansado de gente que age como galinha. O que está acontecendo é que nós não podemos falar mais nada”, disse.

A universidade, por sua vez, salientou ainda na nota que o professor manifesta "opinião de ordem pessoal" e que "a partir das demandas registradas em suas esferas oficiais de comunicação e participação, irá apurar as ocorrências e tomar as providências cabíveis, garantindo amplo direito de defesa e manifestação a todas as partes".

Leia nota na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A Administração Superior da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em virtude das demandas realizadas sobre declarações atribuídas ao professor Ademir Ferraz, vinculado ao Departamento de Pesca e Aquicultura, vem por meio desta realizar os seguintes esclarecimentos:

1) A UFRPE e sua Administração condenam veementemente quaisquer formas de preconceitos e discriminações, sejam de gênero, raça, classe, orientação sexual, entre outras;

2) Os comentários atribuídos ao referido docente manifestam opinião de ordem pessoal, em espaço pessoal, não institucional, criado de forma privada, que não possui nenhuma ingerência ou responsabilidade direta da UFRPE;

3) A UFRPE, a partir das demandas registradas em suas esferas oficiais de comunicação e participação, irá apurar as ocorrências e tomar as providências cabíveis, garantindo amplo direito de defesa e manifestação a todas as partes.

A UFRPE está à disposição da sociedade para eventuais esclarecimentos.

COMENTÁRIOS dos leitores