Recife fecha parceria com a Lego e escolas ganham robótica

Projeto vai abranger 300 unidades da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 80 mil alunos

por Danilo Galindo qui, 06/02/2014 - 14:18
Danilo Galindo/LeiaJáImagens Prefeito Geraldo Julio brincou com alguns robôs que serão utilizados nas aulas Danilo Galindo/LeiaJáImagens

A Prefeitura do Recife (PCR) lançou, nesta quinta-feira (6), o programa Robótica nas Escolas. Em parceria com a Lego Zoom, representante da Lego Education no Brasil, o órgão local implementará o programa para crianças desde o ensino infantil ao final do ensino fundamental, procurando também o ensino dos adultos através do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A cerimônia foi realizada no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, área central do Recife, e contou com a presença do prefeito da cidade, Geraldo Julio, do secretário da educação da cidade, Walmar Correia, e do presidente nacional da Lego Zoom, Marcos Wesley. Na solenidade, estiveram presentes alunos de quatro escolas da rede municipal, que assistiram à pré-estreia do filme 'Uma Aventura Lego'. As crianças puderam se divertir vendo alguns dos protótipos humanóides que serão usados no programa.

O Robótica na Escola será implantado nas escolas a partir de março, após o processo de treinamento para tornar os professores da rede pública capacitados em instruir os alunos no aprendizado interativo da Lego. Cerca de 3 mil educadores de todas as diciplicas irão se preparar para utilizar os 14 mil kits que serão distribuidos entre as escolas. O projeto vai abranger 300 unidades da rede municipal, tendo um alcance de mais de 80 mil alunos.

Com a implementação do programa, o Recife será o primeiro lugar no mundo a usar o kit History Starter, lançamento da Lego que permite às crianças a produção de filmes em stop motion. Os kits temáticos são produzidos com material Lego e voltados a faixas etárias diferentes, com a adição de componentes mecânicos e elétricos a medida em que a criança vai ficando mais velha.

O programa Robótica na Escola é dividido em três linhas. A linha 1 — voltada ao uso de ferramentas para aprender questões de mecânica, elétrica e programação —, ainda não foi licitada. A linha 2, que é o centro da ação de hoje, é a única fornecida pela Lego e montada apenas com as peças da empresa, para ensinar as crianças questões de montagem e mecânica. A linha 3, dos humanoides, está em processo de finalização de contrato.

De acordo com o secretário executivo de tecnologia na educação, Francisco Luiz dos Santos, o interesse agora é de tornar as crianças aptas a participar de concursos nacionais de robótica. “A gente quer que no meio deste ano as crianças participem de campeonatos, inclusive na Robo Cup, maior campeonato de robótica do mundo que virá ao Brasil ainda este ano”, enfatiza. O prefeito Geraldo Julio comentou a importância do projeto na formação das crianças. “O Recife hoje tem um diferencial global, que é o conhecimento da tecnologia. Então é muito importante para as crianças entrarem nesse meio desde pequenos. Estamos criando muitas oportunidades de emprego novas na cidade, mas esses empregos só aparecem para aqueles antenados com as tecnologias do futuro” completou. 

COMENTÁRIOS dos leitores