Prefeituras adotam leitor para controle de frequência

Cada equipamento custa R$ 5.000,00 e pode auxiliar, inclusive, no controle para elaboração da merenda escolar

por Élida Maria ter, 10/06/2014 - 21:32

Uma ferramenta inovadora e interativa para registrar a presença dos alunos da rede municipal de ensino foi apresentada e aprovada por quatro municípios pernambucanos nesta terça-feira (10). A chamada ‘Frequência Digital Escolar’, criada por uma empresa de Brasília, estará em funcionamento, em breve, nas cidades de Igarassu, Floresta, Afogados de Ingazeira e Serra Talhada.

Cada máquina custa R$ 5.000,00 e consegue ler até 1.100 faces de rostos por dia, porém, caso haja uma quantidade grande de alunos por turno, aconselha-se ter mais de um objeto para facilitar a verificação dos estudantes. “Todos os dados são online, mas estimamos o uso de um aparelho a cada 350 alunos para não atrapalhar o processo de entrada à escola”, sugere o diretor comercial da Ponto ID Tecnologia, Judá Milhohem.

Com a tecnologia, acaba de vez a chamada tradicional através da caderneta escolar. Outra vantagem do equipamento é que o sistema emite torpedo para celular ou e-mails para os pais, caso o aluno falte. Além disso, com a instalação da máquina, haverá um computador que emitirá aos cozinheiros a quantidade de alunos presentes para que seja produzida a merenda numa quantidade exata, evitando desperdícios. 

“O sistema de informática pode, também, ser integrado aos programas do governo como o Bolsa Família, por exemplo. Através dela (ferramenta), conseguimos arquivar e conferir online o relatório de frequência dos estudantes”, detalhou Milhohem que também citou ser permitido o aceso as notas e empenhos dos alunos na web, por meio do sistema.

Além da adesão e pagamento para instalação, a única exigência para implantar a iniciativa nas escolas é que a instituição possua internet.

Segundo o prefeito de Afogados de Ingazeira, José Patriota (PSB), um dos gestores que aderiu a proposta, o sistema auxiliará bastante na área de educação escolar. “É uma ferramenta que possibilita se ter certeza que o aluno está frequentando a escola e faz com que os pais e responsáveis da criança tenham informação precisa. Aqui você tem informações em tempo real se o aluno está ou não na escola. (...) Vou implantar ainda neste ano para que os municípios possam, de fato, ter instrumentos modernos na frequência escolar”, destacou o prefeito.

Após adesão das prefeituras o sistema passa a ser patrimônio do município. Assim que instalado, o projeto piloto será avaliado e depois de 30 dias a empresa volta para testar a usabilidade. Até agora, a Ponto ID Tecnologia já implantou mais de 350 sistemas em todo o Brasil.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores