Últimas dicas de inglês e espanhol para a Copa do Mundo
Professores destacam expressões básicas para facilitar a comunicação com os estrangeiros
A Copa do Mundo trouxe um grande número de estrangeiros para o Brasil, promovendo uma mobilização das escolas de língua estrangeira e das instituições de cursos de capacitação para oferecer aulas intensivas de inglês e de espanhol para a população. No Recife, mexicanos e americanos vão aportar nos próximos dias, graças aos jogos das seleções desses países na Arena Pernambuco. Mas, apesar dos esforços, algumas pessoas ainda não tem o conhecimento básico do inglês ou do espanhol, o que causa um problema de comunicação entre os brasileiros e os turistas. O Portal LeiaJá conversou com alguns professores e elencou expressões que podem facilitar o contato com o povo que vem de fora
A professora Cristiana Corral, do Instituto Cervantes, comenta que umas das principais características que tornam a língua espanhola fácil também é um dos empecilhos para quem deseja aprender. “Muita gente acha que com o ‘portunhol’ consegue se virar, então para de estudar. Na verdade, isso só engana o entendimento”, afirma. Por serem línguas de matriz latina, quem fala português pode entender o hispano-falante, mas é preciso tomar cuidado com os falsos cognatos, ou palavras irmãs. “Em espanhol, ‘un rato’ significa ‘um momento’. Já ‘ligar’ para alguém significa ‘paquerar’”, explica.
Entender inglês é essencial em qualquer lugar do mundo. Conhecido como língua universal, o idioma pode servir para se comunicar com japoneses, espanhóis, alemães, chineses, entre outros. Por isso, saber o básico é imprescindível, independente da idade. Wandré Simões, professor da escola de inglês Wizard, também falou um pouco sobre expressões básicas para dialogar antes, durante e depois dos jogos da copa. Confira o vídeo com dicas de inglês: