Sai novo calendário para 250 mil vagas do sistema UAB
Todo o público acadêmico pode ser beneficiado, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade
As instituições públicas de ensino superior (Ipes), integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm até a próxima sexta-feira (20) para ofertarem vagas em cursos superiores na modalidade distância, voltados, prioritariamente, para a formação de profissionais da educação básica do país. A informação foi confirmada pelo novo calendário divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com as antigas datas, as Ipes deveriam apresentarem as ofertas até a última sexta-feira (13).
A previsão é que haja 250 mil vagas a serem preenchidas por alunos, no período 1° de julho de 2015 a 30 de junho de 2016. Segundo o calendário oficial, o processo se encerra em outubro de 2015, quando serão divulgadas a lista de novos cursos aprovados no âmbito da UAB, a de polos novos ou reintegrados ao Sistema UAB, além da lista final de ofertas aprovadas.
A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat); o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis); e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).