Trabalhadores da Pesquisa de Emprego temem perder trabalho

Reunidos na Alepe, funcionários da PED protestam na manhã desta quinta (21) contra a ameaça de interrupção da pesquisa e a possível demissão de 66 trabalhadores

por Nathan Santos qui, 21/05/2015 - 10:33

Nesta quinta-feira (21), trabalhadores da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), em Pernambuco, protestam contra a ameaça de interrupção da pesquisa e a possível demissão de 66 funcionários. O ato, que teve início às 9h, ocorre na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Centro da capital pernambucana.

De acordo com representantes da categoria, o risco de interrupção da pesquisa ocorre por causa da falta de repasse de recursos financeiros do Ministério do Trabalho ao Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), órgão do Estado ao qual a PED é vinculada. Ainda segundo a categoria, existia uma promessa de que o Governo local anteciparia uma quantia de R$ 750 mil até o último dia 18, porém, até o momento, o valor não foi repassado. Os trabalhadores ainda afirmam que estão indo a campo com uma ajuda de custo para transporte e alimentação.

“Por meio da articulação e mobilização dos trabalhadores da PED, o SINTEEPE e a CUT fizeram um aporte emergencial que têm permitido o trabalho de campo. Mas esta situação não pode continuar. Os trabalhadores têm passado por muitas dificuldades”, afirma o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores de Instituições de Ensino (SINTEEPE), Henryque Filho, conforme informações da assessoria de imprensa.

A previsão é que, após o protesto, os trabalhadores se reúnam com deputados estaduais para expor os problemas. O estudo é realizado há 18 anos no Recife e Região Metropolitana, com o objetivo de colher informações sobre empregabilidade.

 

COMENTÁRIOS dos leitores