UNINASSAU abre congressos simultâneos em Olinda
O evento reúne as áreas de engenharia, arquitetura e design de interiores no Centro de Convenções
Com uma programação vasta, a UNINASSAU abriu na noite desta quinta-feira (21), um conjunto de três congressos simultâneos no Centro de Convenções em Olinda. O evento que tem como objetivo aprimorar e fomentar o conhecimento de alunos reúne também professores e especialistas das áreas de engenharia, arquitetura e design de interiores até o próximo sábado (23).
Apesar da abertura oficial do evento reunir três áreas, a partir desta sexta-feira (22), os eventos trabalharão assuntos específicos. O I Congresso Brasileiro de Engenharia Civil e Meio Ambiente abordará o “Meio Ambiente como base para o desenvolvimento sustentável”, e o I Congresso Brasileiro de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores”, trabalhará com o tema “Cidade saudável e sustentável”. Já o I Congresso Brasileiro de Automação pontuará os “Desafios para um mundo com sustentabilidade”.
Para o diretor-presidente do Grupo Ser Educacional, Jânio Diniz, os congressos simultâneos que têm a expectativa de reunir 4.500 pessoas, trazem profissionais renomados para debater assuntos relevantes das três áreas. “O principal objetivo é trazer os autores e profissionais que criam e desenvolvem esta metodologia no Brasil e colocar todos os nossos alunos em contatos com eles”, ressaltou, pontuando alguns assuntos. “É discutir a arquitetura e urbanismo de designer de interior, da automação industrial em Pernambuco, de forma que nossos alunos e os profissionais que atuam na área comecem a compreender ativamente o processo como é desenvolvido no país”, completou.
Segundo o estudante de engenharia João Paulo Souto, 21 anos, o encontro já era esperado pelos alunos da área. “Espero aprender coisas novas e receber o máximo de informações. Estávamos cobrando este congresso há tempo e agora saiu” comemora, assim como a aluna do mesmo curso, Paloma Moura, 19. “É bem importante porque podemos ter acesso a outros profissionais da área e está trocando experiências com eles”, destacou.
De acordo com a aluna de engenharia ambiental, Katy Rodrigues, 22, três assuntos chamam mais atenção. “Quero trocar experiências principalmente nesta área ambiental, já que é o primeiro congresso sobre isso no Recife e obter mais conhecimento sobre construção, saneamento e resíduos”, descreveu.
Segundo a coordenadora Acadêmica de Exatas da UNINASSAU, Heloisa Pimentel, a realização dos congressos é um sonho. “É um grande sonho que vem sendo construído pela equipe de exatas há quatro anos. Hoje é a consolidação deste sonho e nossa expectativa é que seja o primeiro de muitos, pois trouxemos muitos nomes de pesos e já começamos com o pé direito”, enfatizou Pimentel.
Palestrante de um dos congressos, o doutor em engenharia civil, pós-doutorando em durabilidade das estruturas de concreto e professor da UFG, Enio Panzini Figueiredo, prometeu trazer experiências profissionais. “Eu trago basicamente as últimas coisas que tenho feito na área de pesquisa e consultoria. Nesses últimos anos eu fui responsável pela estrutura de concreto do estádio do Maracanã, Beiro Rio e ocorreu um acidente lamentável na Arena Corinthians e eu também fui responsável da estrutura de concreto. e eu trago essas experiências que eu tenho nesses campos de futebol que foram usados na Copa do Mundo”, detalhou o doutor.
Os congressos simultâneos da UNINASSAU seguem até o próximo sábado (23) e as informações sobre a programação do evento e inscrições podem ser feitas no site da instituição ou no telefone (81) 3421-6246.