Projeto incentiva interação entre mestres e doutores
“TEIAS: rede de mestres e doutores” tem o objetivo de promover trocas de experiências e compartilhamento de pesquisas entre profissionais gabaritados
O “TEIAS: rede de mestres e doutores”, uma iniciativa da Secretaria de Educação, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, Zona Norte da capital pernambucana, foi lançada nessa quarta-feira (28). Com a novidade, a partir de agora, cerca de 280 professores da Rede Municipal de Ensino com mestrado e doutorado irão se reunir mensalmente para trocar conhecimentos e compartilhar pesquisas realizadas em suas áreas de atuação.
No evento de lançamento, os profesores Anderson Gomes, ex-secretário de educação de Pernambuco, e Silvia Donnini, diretora de relações institucionais do Instituto Abramundo, ministraram palestras sobre o tema “Letramento científico: desigualdade x qualidade da educação”. Os primeiros passos do projeto já têm cronograma programado. No próximo dia 25 de novembro, será promovida reunião entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que irão expor suas estruturas de pós-graduação. Depois, nos dias 9 e 10 de dezembro, será organizado seminário para socialização de pesquisas e projetos.
O secretário-executivo de gestão pedagógica, Rogério Morais, explicou como surgiu a ideia do projeto criado. "Havia uma certa dificuldade de identificar os mestres e doutores na nossa rede, e também de conhecer o que eles estão produzindo. Vamos criar uma dinâmica nesse sentido", explicou. Antes mesmo do lançamento oficial, 125 professores com pós-graduação stricto sensu já estavam inscritos no TEIAS.