Feira do Livro começa no dia 27 e traz temática ambiental

Coordenação do evento decidiu não homenagear um país, como de costume, mas o planeta Terra

por Julyanne Forte sex, 13/05/2016 - 11:29
Divulgação/Agência Pará Feira do Livro vai homenagear o planeta Terra neste ano. Objetivo é chamar a atenção aos problemas ambientais. Divulgação/Agência Pará

Muito esperada por alunos, universitários, professores e amantes da literatura, a Feira Pan-Amazônica do Livro terá sua vigésima edição realizada entre os dias 27 de maio e 5 de junho, no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar. A escritora homenageada este ano é a professora paraense Amarilis Tupiassú. O evento também chamará atenção para a proteção do planeta Terra.

Para comemorar as duas décadas de realização do evento, uma exposição no hall do primeiro piso do Hangar vai rememorar todos os momentos marcantes da feira, autores que já passaram por ela, atrações nacionais e internacionais. Na programação, já estão confirmados os seguintes autores: Paulo Markun, Carlos Moore, João Anzanello Carrascoza e Ziraldo. No Encontro Literário Paraense estarão presentes Antônio Juracy Siqueira, Rosângela Darwich, Daniel Leite, Antônio Moura, Alfredo Garcia, Vicente Cecim, Salomão Laredo, dentre outros.

De acordo com o secretário do Estado de Cultura, Paulo Chaves, os temas serão focados na convivência pacífica e harmoniosa em todo o planeta, respeitando as diferenças e, particularmente, o meio ambiente. A programação não se resume aos 10 dias em Belém, se estende ao longo do ano com saraus literários, com a Pan-Amazônica na Escola, com gincanas literárias, Pan-Amazônica nos Municípios e, mais recentemente, com os salões regionais do livro em cidades como Santarém, no oeste do Pará.

Anualmente, a organização da feira escolhe um autor paraense para ser homenageado. Já ganharam destaque Benedito Nunes, Ruy Barata, Eneida de Moraes, Max Martins, Bruno de Menezes e vários outros. Excepcionalmente, Ariano Suassuna foi homenageado também. Há ainda, em todas as edições, um país convidado. Entre os países que já foram homenageados na feira estão: Portugal, Argentina, França, Japão, Itália e Peru.

Serviço:

XX Feira Pan-Amazônica do Livro

Data: de 27 de maio a 5 de junho

Local: Hangar - Pavilhão de Feiras

 Horário: 10 às 22 horas

COMENTÁRIOS dos leitores