Governo de PE anuncia ações voltadas aos povos indígenas

Criações de uma Gerência Especial e do Plano Estadual de Políticas para a Comunidade Indígena só foram anunciadas após índios pressionarem o Governo para uma conversa

por Nathan Santos qua, 17/08/2016 - 16:36
Edmar Melo/Sei Governador Paulo Câmara se reuniu com os índios Edmar Melo/Sei

Depois que 11 grupos indígenas ocuparam a sede da Secretaria de Educação de Pernambuco, cobrando uma política educacional voltada para os índios do Estado, o Governo local anunciou, nesta quarta-feira (17), uma ação voltada para a reivindicação. Segundo a gestão estadual, o governador Paulo Câmara determinou a criação de uma Gerência Especial direcionada às comunidades indígenas.

Câmara ainda anunciou a criação do primeiro Plano Estadual de Políticas para a Comunidade Indígena. O objetivo das duas iniciativas é ampliar o número de ações em prol dos povos. “Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, a Gerência Especial terá a função de dialogar com os demais setores do Governo de Pernambuco. O cargo será ocupado por um representante da comunidade indígena, e a estrutura dessa coordenação também será definida de acordo com as principais demandas auscultadas. A Secretaria Estadual de Educação já conta com uma superintendência para a educação indígena”, informou o Governo do Estado, por meio de nota divulgada à imprensa.

Ainda de acordo com o Governo, o Plano Estadual funcionará para escolher prioridades indígenas e elaborar propostas para melhorar a qualidade de vida dos índios, focando nas principais necessidades dos índios. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, as lideranças indígenas se reunirão para elaborar propostas em prol dos seus povos e apresentar experiências que já deram certo. Sobre uma das principais reivindicações, a cobrança de um concurso voltado apenas para professores indígenas, o secretário de Educação, Frederico Amâncio, também fez algumas professas.  

"São demandas que devem ser tratadas de forma detalhada. A gente vai solucionar, já nesse primeiro momento, as mais emergenciais. Após esse entendimento, nós vamos avançar em novos pontos.O nosso canal de comunicação está 100% aberto. E nós vamos trabalhar para concluir cada reivindicação", prometeu Amâncio.

COMENTÁRIOS dos leitores