Sebrae anuncia ações para os pequenos negócios

Movimento Compre do Pequeno Negócio chega a sua segunda edição e reforça a importância das compras nos pequenos empreendimentos

por Nathan Santos qui, 15/09/2016 - 20:02
Reprodução/Facebook do Sebrae Dia 5 de outubro é a data do Movimento Compre do Pequeno Negócio Reprodução/Facebook do Sebrae

O Movimento Compre do Pequeno Negócio (MCPN) chega a sua segunda edição em outubro. No dia 5, data que marca o Dia da Micro e Pequena Empresa, diversas ações e atividades serão realizadas em todo o Brasil para reforçar a importância dos pequenos empreendimentos em prol da economia. Porém, vários encontros de capacitação já tiveram início nesta quinta-feira (15) e prometem incentivar o empreendedorismo entre a população e empresários.

Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Movimento busca estimular os consumidores a comprarem nos pequenos negócios, fortalecendo a economia e os próprios empreendimentos. E os números comprovam a força do segmento: em Pernambuco, 98% das empresas são pequenos empreendimentos que geram, segundo o Sebrae, 48% dos empregos formais. O faturamento anual é de, no máximo R$ 3,6 milhões.

“O Movimento Compre do Pequeno é uma estratégia que além de promover negócios para este segmento das micro e pequenas empresas estimula a sociedade sobre a importância da geração de renda, empregos e desenvolvimento local, através do fortalecimento dos pequenos negócios. Trata-se de uma política pública que tem como proposta criar mais uma data comemorativa do varejo, associada ao consumo cidadão que promove ganhos para a sociedade e consequentemente a melhoria de vida das pessoas”, destaca o superintendente do Sebrae Pernambuco, Oswaldo Ramos, conforme informações da assessoria de imprensa do Serviço. Atualmente, Pernambuco conta com mais de 337 mil pequenos negócios.

De acordo com o Sebrae, o Movimento contará com atividades em várias cidades pernambucanas, atendendo públicos de várias regiões. Mas além do evento em si, empresários podem participar qualificações, de hoje até 7 de outubro. Toda programação é gratuita. Veja a seguir mais detalhes das ações previstas:

Feira do Pequeno Negócio - No Recife, a programação acontece entre os dias 26 de setembro e 7 de outubro, no Pátio do Carmo, das 8h às 22h. 

No dia 5 de outubro, o Dia do Microempreendedor, data em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa no Brasil, ocorre a comemoração com o comércio decorado para o Movimento do Compre do Pequeno Negócio. Confira a lista de ruas e espaços que terão ações comemorativas:

Recife – Pátio do Carmo; Cabo de Santo Agostinho – Av. Prefeito Diomedes Ferreira de Melo, Rua José Joaquim de Silva e Rua Oscar Francisco de Lima; Goiana – Rua Manoel Borba; Caruaru – Rua São Sebastião; Garanhuns – Feira do Parque; São José do Egito – Rua Dom José Pereira Alves; Petrolândia – Rua Auspício Valgueiro Barros; Araripina – Rua Hortêncio Pereira Lima e Av. José Barreto Alencar; e Petrolina – Rua Souza Júnior.

O MCPN traz benefícios para o consumidor e ao vendedor. Destacamos aqui cinco vantagens nas visões do cliente e empreendedor. 

MCPN – cliente – perto da sua casa; responsável por 52% dos empregos formais; dinheiro fica no seu bairro; pequeno negócio desenvolve a comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador.

MCPN – empresário - você pode atrair mais clientes; ajudar a movimentar ainda mais a economia local; participar de um grande movimento; valorizar o pequeno negócio; e criar seu próprio material de divulgação.

Dia da Micro e Pequena Empresa

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco sancionou a Lei Nº 15.720, de 8 de março de 2016, que institui, no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, o Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa, a ser realizado, anualmente, no dia 5 de outubro, e dedicado também ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, idealizado pelo Sebrae.

COMENTÁRIOS dos leitores