Estudantes ocupam secretaria da presidência, em SP

Protesto se deve ao projeto de emenda constitucional que define o teto de gastos públicos

seg, 10/10/2016 - 18:33

A PEC 241, que versa sobre o teto de gastos públicos, não está sendo bem recebida por parte dos brasileiros. O projeto do governo Temer institui um limite de gastos em todas as áreas, já a partir de 2017, que irá durar pelos próximos 20 anos. Em São Paulo, jovens invadiram um escritório pertencente à secretaria da vice-presidência da República como forma de protesto contra a PEC.

Com gritos de ordem, vários estudantes invadiram o local e um vídeo publicado pela Mídia Ninja, foi compartilhado na página oficial da UNE - União Nacional dos Estudantes, pelo Facebook. Enquanto pedem a saída do presidente Michel Temer, os jovens querem que a chamada 'PEC do fim do mundo' seja recusada pelo congresso nacional. O receio dos opositores é de que a aprovação desse projeto facilite futuras alterações do interesse do governista, como a reforma trabalhista e previdenciária.

O projeto de emenda constitucional 241 institui o denominado Novo Regime Fiscal, que tem por objetivo o controle do ritmo de aumento de despesas, não se apresentando, portanto, de uma proposta de “cortes” de despesas, mas do estabelecimento de uma regra geral que defina limites para o aumento de despesas em termos globais. Segundo o próprio Chefe do Poder Executivo, as limitações visam o equilíbrio financeiro do País, argumento que não convenceu os jovens.

Aos gritos de "Fora Temer" e "Ocupar e resistir", os estudantes subiram as escadas do prédio procurando a secretaria do governo. Uma das estudantes criticou a PEC na gravação. "Estamos aqui reunidos, porque a PEC 241 é um atraso para a educação e não podemos tolerar qualquer tipo de retrocesso dos direitos que conquistamos. Quem quiser, pode vir", declarou. No final do vídeo, é possível ver os estudantes escrevendo cartazes, já acomodados na secretaria.



COMENTÁRIOS dos leitores