UFPE: CFCH é ocupado em protesto contra a PEC 241
Campus Recife agora soma duas ocupações. Protestos ganham força em todo o País
As ocupações contra a PEC 241 estão ganhando cada vez mais força. Nesta terça-feira (25), o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi ocupado por estudantes contrários ao teto dos gastos públicos. Esse é o segundo prédio ocupado na instituição de ensino.
No CFCH, os ocupantes evitam mostrar os rostos. Muitos cobrem as faces com camisas e não querem, por enquanto, conversar com a imprensa, alegando que o ato está no início e que há algumas decisões para serem tomadas. Entrentanto, revelaram ao LeiaJá que a ocupação é por tempo indeterminado.
O primeiro espaço a ser ocupado no Campus Recife foi o Centro de Educação (CE). Nesse caso, os estudantes também afirmam que o ato é por tempo indeterminado, o que vai de encontro ao limite estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). O ministro Mendonça Filho pediu que as unidades sejam desocupadas em todo o Brasil, até o dia 31 deste mês, para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.
Mendonça Filho prometeu cancelar as provas do Enem nos locais onde as ocupações persistirem, entretanto, muitos representantes dos grupos estudantis afirmam que os prédios continuarão ocupados como forma de protesto. A principal pauta dos manifestantes é impedir cortes dos investimentos na educação.
De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), mais de 80 universidades estão ocupadas no País. Levando em consideração escolas e institutos federais, são mais de mil unidades ocupadas em forma de protesto.
Com informações de Renato Torres
LeiaJá também