Site oferece ajuda para mães que farão o Enem

Filhos das candidatas podem ficar sob os cuidados de outras mulheres, durante as provas do Exame no próximo final de semana

por Giorgia Wolf seg, 31/10/2016 - 18:00
Reprodução/Site Mães do Enem Site foi criado pela mãe e jornalista Fernanda Vicente Reprodução/Site Mães do Enem

Amparar, capacitar e conduzir candidatas do Exame Nacional do Ensino Médio. Esses são os objetivos do projeto Mães no Enem, criado em agosto deste ano pela mãe e jornalista Fernanda Vicente. Depois de participar de uma corrente no Facebook em que mulheres se disponibilizavam a ajudar as mães que irão fazer a prova, a jornalista decidiu abrir um site que junta o cadastro de mães e voluntárias. Em Pernambuco - sexto estado com maior número de inscritos - o projeto atende as cidades do Recife, Caruaru e Paulista, com sete voluntárias até o momento. Segundo o Ministério da Educação, na edição 2016 do Enem, 58% dos candidatos são mulheres.

Querendo ajudar essas mulheres a realizar o sonho de entrar em uma universidade, visto que a evasão escolar das mães é alta no Brasil, Fernanda colocou em prática uma postagem nas suas redes sociais, oferecendo ajuda para cuidar dos filhos das mulheres da região onde mora, enquanto elas vão fazer o Enem este ano. A adesão e o interesse de outras mulheres foram imediatos. “Em 24 horas eu recebi 120 voluntárias pelas redes sociais", explica a idealizadora do projeto. “Entendo a dificuldade que muitas mães passam para conciliar maternidade, vida profissional e estudos, também sou mãe”, finaliza. Os estados que mais têm procura são São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Goiânia com 15 mães beneficiadas em todo o Brasil. 

O site disponibiliza o "Mapa das Mães", onde é possível buscar informações como o nome das voluntárias na lista online. É disponibilizada uma relação de voluntárias divididas por estados e cidades. Para garantir a segurança para as crianças, o site apresenta a ficha cadastral e documentos de cada uma das mulheres inscritas. “Priorizamos o respeito, empatia e ajuda mútua a todas as pessoas envolvidas, sejam voluntárias ou mães assistidas pelo projeto. Mães no Enem é uma ação apartidária, voluntária e sem fins lucrativos”, explica a jornalista.

O projeto tende a se estender em breve para 'Mães na Universidade', com o mesmo intuito e a finalidade de apoiar as mães que estão concluindo seus estudos. “As mães entram na faculdade, precisam concluir a graduação, e queremos auxiliar nesse projeto com o apoio psicológico, na redação, idioma, formatação de trabalhos acadêmicos”, explica Fernanda.

Atualmente, o site conta com 150 voluntárias. Para se cadastrar como voluntária é preciso ser do sexo feminino, morar no Brasil e ser maior de 18 anos. As candidatas podem entrar em contato com o projeto através do e-mail e solicitar a ficha de cadastro. Todas as orientações podem ser acessadas na página Mães no Enem ou pelos e-mails maesnoenem@gmail.com e maesnoenemajuda@gmail.com.

COMENTÁRIOS dos leitores