Evento discute o papel da inteligência emocional

Palestras, mesas-redondas e atrações culturais destacaram conceito fundamental para a compreensão das relações interpessoais

sex, 04/11/2016 - 12:26
Marcella Salgado/LeiaJáImagens Sérgio Guimarães explicou o significado da inteligência emocional Marcella Salgado/LeiaJáImagens

Alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade da Amazônia (Unama) promoveram, na última segunda-feira (31), um evento sobre "A Influência da Inteligência Emocional no Cotidiano do Profissional Contemporâneo". Inteligência emocional é um conceito da Psicologia que descreve a capacidade do homem de avaliar os seus próprios sentimentos e os das outras pessoas, assim como a capacidade de lidar com eles. No evento, ocorreram palestras com especialistas no assunto, mesas-redondas e atrações culturais.

"Inteligência emocional é uma característica muito exigida e latente em organizações contemporâneas, saber analisar, conversar, compreender e principalmente se colocar no lugar do outro é uma tarefa muito árdua. O objetivo do evento foi demonstrar e ressaltar a importância do conceito para o dia a dia das organizações e principalmente dos seus funcionários", disse Willian Rocha, coordenador do curso.

O psicólogo especialista em desenvolvimento de Recursos Humanos Sérgio Guimarães explicou o significado de inteligência emocional no evento. Falou que ela permite que as pessoas possam conviver melhor. "Muitos relacionamentos são prejudicados por falta de desenvolver essa Inteligência Emocional. Essa capacidade existe em nós, mas as pessoas têm dificuldade de desenvolver, e acabam não sabendo observar a si e nem o outro" afirma. O psicólogo também explicou que a inteligência emocional ajuda nas relações sociais. "A inteligência emocional me permite observar melhor as pessoas e fazer com que possamos nos relacionar bem em função do relacionamento social e isso faz com que nós sejamos seres produtivos", explicou.

Sucesso - Em outra palestra, William Medeiros, master coach especialista em inteligência emocional, explicou um pouco sobre o significado do termo e a importância para o sucesso profissional. "Coach é uma metodologia de desenvolvimento humano considerado hoje pelo mercado a melhor metodologia de desenvolvimento humano que existe. É um processo que tem duração de três meses, são atendimentos individuais, semanais, e dentro desse processo você identifica o teu estado atual, remove todos os teus impedimentos emocionais e faz um plano de ação detalhado do que você vai ter que fazer para sair do teu estado atual e chegar no teu estado desejado", afirmou. O especialista também falou de pessoas que possuem muito conhecimento, mas não conseguem alcançar o sucesso profissional. "O objetivo da palestra foi falar sobre a importância da inteligência emocional para o profissional moderno. O que percebemos hoje é que as pessoas estão buscando muito sobre conhecimento e esquecendo um pouco o lado comportamental. Então percebemos pessoas com uma formação excelente, mas com dificuldade pra se relacionar com a equipe, desmotivadas, sem foco e que não conseguem ter sucesso profissional por conta desses problemas", relatou.

A estudante de administração Cirleane Figueiredo falou que a palestra ajudou a entender mais como equilibrar o emocional e como ter estratégias para alcançar o sucesso profissional. "O que me trouxe até essa palestra foi o desejo de obter mais conhecimento sobre inteligência emocional que eu acredito que vou levar até o final do meu curso, e até mesmo como uma profissional futuramente. Aprendi que devemos ter educação emocional, foco, ideias inovadoras. Acredito que isso vai me fazer uma futura administradora de sucesso", destacou.

Por Leticia Aleixo.

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