Professores e estudantes realizam ato pelo CFCH
O ato simbólico de abraçar o Centro de Filosofia e Ciências Humanas foi pensado para sensibilizar as pessoas no retorno às aulas devido às depredações do final da ocupação
Na próxima segunda-feira (9), quando as aulas da UFPE serão retomadas após o período de ocupações estudantis, greve de professores e recesso de final de ano, haverá um ato simbólico de professores, estudantes e funcionários do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da universidade. Os participantes estarão com balões coloridos e farão um abraço coletivo no CFCH, a partir das 11h.
O professor Ranyére Nóbrega, coordenador do curso de Geografia e idealizador do ato, conta que a ideia inicial era realizar uma revitalização do prédio, mas conforme informou a diretoria não seria possível enquanto o CFCH ainda estiver passando por levantamentos de inventários e investigações da Polícia Federal. O educador espera que quando o CFCH voltar a abrir as portas (as aulas, inicialmente, ocorrerão no Núcleo Integrado de Atividades de Ensino do CFCH) seja possível promover um mutirão de revitalização do espaço.
De acordo com Nóbrega, o ato simbólico busca a sensibilização dos estudantes e funcionários do CFCH após os transtornos ocorridos ao final da ocupação do edifício: "O CFCH é muito mais do que aconteceu e nós queremos mostrar que os professores, funcionários e estudantes estão dispostos a mostrar que aquilo (depredações e furtos) foi um ato isolado". O ato está sendo divulgado na internet, onde a organização busca convocar estudantes e funcionários por meio das redes sociais.