Semana de Integração discute prática profissional

Em evento na Universidade da Amazônia (Unama), alunos terão a oportunidade de debater assuntos da área com profissionais renomados da medicina veterinária

qua, 08/02/2017 - 19:14
Ascom Unama Thaísa de Oliveira, estudante do 5º semestre do curso de Medicina Veterinária da Unama, fará palestra durante evento Ascom Unama

Desenvolver habilidades teóricas e práticas nos estudantes e permitir a troca de conhecimento por meio de palestras criadas por alunos são os objetivos da Semana de Integração do curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (Unama), desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Ruminantes na Amazônia (Nerama). O evento é composto por palestras programadas para ocorrer durante o primeiro semestre de 2017. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail nerama@unama.br. A inscrição equivale a um quilo de ração para cães e gatos, que serão doados para abrigos de animais.

A Semana de Integração possui um diferencial. A programação será conduzida por estudantes, com apoio de profissionais convidados, que são renomados da área. Na primeira palestra, que ocorrerá nesta quinta-feira (9), às 15 horas, no auditório David Mufarrej, Thaísa de Oliveira, estudante do 5º semestre do curso de Medicina Veterinária da Unama, terá a palavra. Com o tema “Exames andrológicos em pequenos ruminantes”, voltado para reprodução animal, Thaísa vai colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, sob orientação dos coordenadores.

Além da estudante, o evento conta com a presença do médico veterinário Carlos Vinicius, que irá ministrar uma palestra em seguida sobre “Protocolos de IATF em ruminantes”. De acordo com a coordenadora do projeto, professora PhD Edwana Monteiro, a base do Nerama é externalizar tudo o que é aplicado em sala de aula, por isso a proposta de palestras desenvolvidas pelos alunos. “Nós discutimos assuntos pertinentes ligados a ruminantes, a partir de manejo sanitário e reprodutivo, por exemplo. As experiências dos alunos serão expostas não só durante as reuniões do projeto, mas também para o público externo”, disse.

Para a estudante Thaísa de Oliveira, essa será uma oportunidade de ter maior contato com as atividades acadêmicas voltadas à pesquisa e extensão. “Vou dar início a Semana de Integração e estou esperando ansiosamente por isso. Até o momento a prática com oratória foi só na sala de aula através de seminários, então palestrar será importante para meu desenvolvimento acadêmico tendo em vista minha vontade de seguir na pós-graduação”, concluiu.

Confira a programação completa:

09/02 (15h) – Exames andrológicos em pequenos ruminantes

09/02 (16h) – Protocolos de IATF em ruminantes

04/03 (9h) – Manejo sanitário em ovinos

04/03 (10h) – Sanidade em grandes ruminantes

25/03 (9h) – Manejo nutricional de ovinos

25/03 (10h) – Deficiencias nutricionais em búfalos

27/05 (9h) – Manejo reprodutivo de bubalinos

27/05 (10h) – Cadeia produtiva do leite de búfala

24/06 (9h) – Parasitos gastrointestinais de búfalos

24/06 (10h) – Parasitos gastrointestinais de pequenos ruminantes

Por Vanessa van Rooijen.

COMENTÁRIOS dos leitores