Bolsa Família:coleta de dados de frequência escolar começa
Os dados dos beneficiários do Bolsa Família referentes a fevereiro e março devem ser recolhidos até 28 de abril
As secretarias de educação dos Estados e municípios devem começar a coleta de dados relativos à frequência de alunos de seis a 17 anos beneficiários do Programa Bolsa Família referente a 2017. O período para registro dos dados referentes a fevereiro e março no Sistema Presença vai até 28 de abril.
A coleta e registro dos dados relativos à assiduidade dos alunos mobiliza 40 mil profissionais de educação por bimestre e permite identificar os motivos que levam à baixa frequência escolar, gerando diagnósticos educacionais.
Para a titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Ivana de Siqueira, “Esse acompanhamento é feito com a parceria de estados e municípios, com o objetivo de combater o abandono e a evasão escolar e estimular a permanência e a progressão escolar das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, colaborando, assim, para a universalização da educação básica”. Além disso, ela afirma que o levantamento também é um dos principais indicadores da situação de vulnerabilidade social em que se encontram as famílias beneficiadas pelo programa.
*Com informações do MEC