Feedback ainda é dado de forma incorreta, diz estudo
Agência de educação corporativa avaliou a atuação de mais de 320 gestores
Importante ferramenta de comunicação entre empresas e funcionários, o feedback se tornou uma peça que traz resultados da atuação dos profissionais nas corporações. Porém, segundo levantamento da Insperiência, agência do segmento de educação corporativa, muitos empresários não sabem a forma correta de dar um retorno para suas equipes.
De acordo com o estudo, entre 320 gestores avaliados em todo o Brasil, mais da metade não sabe o procedimento correto para dar feedback aos seus funcionários. Além disso, 64% dos entrevistados acreditam que o local mais indicado de se aplicar a ferramenta é em uma sala exclusiva, quando na verdade, de acordo com a Insperiência, o local ideal deve ser confortável, não necessariamente formal.
No que diz respeito ao feedback em grupo, para 47% dos gestores, ele apenas é válido quando o resultado for positivo. Em situações negativas, boa parte dos administradores opta por fazer de forma individual.
Outra constatação preocupante é que mais de 60% dos líderes apontam que o feedback somente é válido quando algum funcionário está apresentando comportamento inadequado. Para o consultor da Insperiência, Alexandre Prates, a comunicação não pode ocorrer apenas quando existem erros. “Isso traz a conotação de que o feedback só é útil para corrigir comportamentos, ou seja, o momento da conversa é sempre negativo. Os líderes precisam compreender que o melhor momento para se aplicar um feedback é quando o colaborador está desempenhando bem, pois as chances de evoluir um comportamento positivo são muito maiores”, comenta Prates, conforme informações da assessoria de imprensa.