Inscrições para a Obmep vão até o dia 31 de março
Nesta edição, escolas privadas também poderão indicar alunos para participar da olimpíada
A 13º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) recebe inscrições até o dia 31 de março. A competição, que conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), estimula o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos jovens, além de incentivar com prêmios os profissionais envolvidos.
É o caso da professora do Centro de Ensino Fundamental Caseb, em Brasília, Cristina Teixeira, que recebeu o certificado da Obmep em 2016, e hoje atua diretamente nas atividades extracurriculares relativas ao projeto. Para ela, os resultados são ainda mais positivos. “Temos percebido uma melhora efetiva no aprendizado em todas as matérias, não apenas em cálculo, porque os textos são bem interpretativos e exigem muita concentração, estratégia e raciocínio lógico”, diz a professora.
Os alunos premiados podem usufruir de programas de incentivo a novos talentos, como o Projeto de Iniciação Científica (PIC), que inclui auxílio financeiro (bolsa mensal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e material didático.
As inscrições para a Obmep serão feitas pelas próprias escolas, que indicarão quantos estudantes farão parte da primeira fase, marcada para o dia 6 de junho, com provas objetivas (múltipla escolha). Os que obtiverem as maiores notas passarão para a segunda fase, marcada para o dia 16 de setembro, em ambientes indicados pela coordenação do evento.
Nesta edição, as instituições privadas também poderão participar e, com isso, deve aumentar substancialmente o número de concorrentes, que em 2016 chegou a quase 18 milhões de pessoas. A divulgação dos primeiros lugares será em 22 de novembro.
Entre os vencedores, 575 serão condecorados com medalhas de ouro; 1.725 de prata; 5.175 de bronze; e até 51,8 mil receberão certificados de menção honrosa. Quanto aos profissionais, aproximadamente 970 receberão diploma de menção honrosa e livros de apoio didático, sendo que 84 deles estarão juntos em um encontro nacional na sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), responsável pela organização do projeto, localizado no Rio de Janeiro.